dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 trouxe consigo uma série de problemas. O isolamento e distanciamento social dos familiares, amigos, e mudanças repentinas na rotina das pessoas, geram uma série de danos fisiológicos e psicológicos sendo necessário um olhar especial para os idosos que se caracteriza como grupo de maior vulnerabilidade para a doença. OBJETIVO: Descrever o momento de leitura de poemas para idosos realizados durante a pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do curso de enfermagem no Projeto de Extensão COVID-19: Telecuidado na Pandemia da COVID-19: bem-estar pessoal do cuidador e da pessoa idosa no município de Floriano-PI, da Universidade Federal do Piauí. O projeto é subdividido em 04 (quatro) estações as quais estão relacionadas ao desenvolvimento de atividades referentes à terapias de promoção da saúde a saber: Apoio Espiritual, Biblioterapia, Jogos Cognitivos, Educação em Saúde e Musicoterapia, sendo estas planejadas e executadas sob orientação de um docente e quatro discentes da graduação. Os encontros para leitura dos poemas fazem parte da Estação Biblioterapia que visa o uso terapêutico da literatura para intensificar a expressão de sentimentos, resolução ativa de problemas, enfrentamento ou insight. Estes ocorrem mensalmente às terças-feiras tendo início às 15h00min com duração de 30 minutos pela plataforma Google Meet e, semanalmente via grupo de WhatsApp. Conta com a participação de idosos e cuidadores do município de Floriano-PI, integrantes do projeto e coordenadores. RESULTADOS: A leitura dos poemas aconteceu no dia 25 Agosto de 2020, no horário das 15h00min pelas acadêmicas que declamaram poemas de Cora Coralina, José Saramago, Albert Camus, José Guilherme, Maria Dionésia e Geraldo Eustáquio. A seleção de poemas foi significativa para o resultado, pois os autores eram conhecidos, o que tornou a experiência melhor. A preparação feita pelas envolvidas para o dia da leitura envolveu até a criação de cenários, onde a criatividade foi de suma importância e amplitude. A leitura de poemas para idosos se mostrou satisfatória, pois proporcionou bem-estar aos envolvidos por meio da interação. Os idosos se mostraram bem atentos e ouvintes, responderam todas as perguntas, fizeram observações e recomendações. CONCLUSÃO: Conclui-se que desde o planejamento até a apresentação houve seleção para que a experiência fosse enriquecedora e proveitosa, na qual foi levada em consideração leitura, tom, vestimenta e cenário para a apresentação dos poemas. Foi muito gratificante ao perceber que teve uma boa recepção e que colaborou com benefícios e reflexão de todos. | |