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dc.contributor.authorEmiliane Rodrigues da Silva
dc.contributor.authorJéssica Freitas Rodrigues
dc.contributor.authorJoão Vitor Lima Pereira
dc.contributor.authorLetícia Perreira da silva
dc.contributor.authorBruna Karen Cavalcante Fernandes
dc.creatorUniversidade federal do Piauí
dc.date.accessioned2024-11-13T13:05:22Z
dc.date.available2024-11-13T13:05:22Z
dc.date.issued2020-09-17
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92681
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O advento tecnológico proporcionou valiosas contribuições sociais, sobretudo, o cuidado às pessoas por meio das vias remotas, especialmente neste momento de pandemia pelo novo coronavírus. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a realização de atividades de promoção da saúde do idoso que mora sozinho em tempos de pandemia. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre os cuidados prestados aos idosos por intermédio das vias remotas. Foram realizadas ligações telefônicas para sete idosos que moram sozinhos, no período de junho a agosto de 2020, a fim de acompanhá-los no momento de isolamento social, realizando atividades e fazendo companhia através dos meios de comunicação eletrônicos. Essas ligações fazem parte do cronograma de atividades do projeto de extensão intitulado Convid, da Universidade Federal do Piauí, o qual objetiva promover a saúde e prevenir a COVID-19 em idosos que moram sozinhos. Foram efetuadas sete ligações semanais com duração média de quarenta minutos cada uma. Os contatos com os idosos foram obtidos junto à Secretaria Municipal de Saúde de um município do Piauí. RESULTADOS: Em um primeiro momento, houve a apresentação prévia dos discentes aos idosos, após isso, os discentes coletaram informações sobre preferências para a realização das atividades de lazer. Em um segundo momento, foram realizadas atividades com aplicativo de jogos virtuais de estimulação cognitiva e desenhos para colorir. O primeiro contato com os idosos ocorreu por meio de ligações telefônicas, mensagens pelo aplicativo WhatsApp e por vídeo chamadas, os quais funcionaram como um espaço virtual para que os discentes pudessem conhecer um pouco mais sobre a rotina dos idosos, suas singularidades, preferências e, assim, implementar as atividades planejadas. Em um segundo momento de ligações, foram aplicadas as atividades educativas aos idosos, citando como exemplo a operação de fazer e de colorir desenhos criados pelos próprios idosos, como também foi aplicado “O jogo das três pistas”. Posto isso, depreende-se a importância do contato com o idoso que mora sozinho, com vistas a ajudá-los a enfrentar esse período de isolamento social de modo mais seguro e prazeroso. CONCLUSÃO: Conclui-se que a comunicação com a pessoa idosa deve acontecer cotidianamente, pois é necessário demonstrar afeto e atenção. O cuidado remoto enriquece o conhecimento e a abordagem do futuro profissional de saúde para com a pessoa idosa e suas diversas simbologias, pois a criatividade de remontar os cuidados na pandemia é desafiadora e, por outro lado, enriquecedora.  
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19)
dc.titleATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO QUE MORA SOZINHO EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de experiência
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3243


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