Mostrar registro simples

dc.contributor.authorThayná da Silva Lima
dc.contributor.authorGeorgia de Melo Castro Gondim
dc.contributor.authorDébora Fidélis de Oliveira
dc.contributor.authorJosé Carlos Tatmatsu Rocha
dc.contributor.authorDaniela Gardano Bucharles Mont'Alverne
dc.creatorCentro Universitário Fametro
dc.creatorUniversidade Federal do Ceará
dc.date.accessioned2024-11-13T13:05:20Z
dc.date.available2024-11-13T13:05:20Z
dc.date.issued2020-09-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92668
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Sabe-se que os pacientes com Diabetes Mellitus (DM) fazem parte do grupo de risco para as complicações do vírus Sars-Cov-2. Assim, durante a pandemia do COVID-19, essa população encontra-se mais vulnerável a desenvolver os piores desfechos da doença, além de possuir altos níveis de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de mortalidade decorrente da doença. Isso explicita a necessidade de que haja um cuidado centrado na individualização do manejo dessa população, mesmo no ambiente domiciliar. OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um e-book acerca do autocuidado em pacientes diabéticos em meio à pandemia de COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado na Universidade Federal do Ceará, centrado no desenvolvimento de um material educativo, do tipo e-book, voltado para o autocuidado do paciente diabético em meio à pandemia de COVID-19. RESULTADOS: O material foi construído a partir das medidas de restrição social propostas pela maioria dos governos dos estados brasileiros. Primeiramente, foram definidos os capítulos que estariam presentes no e-book, seguido da pesquisa para a sua fundamentação teórica e da produção técnica do material. Os capítulos foram intitulados: “COVID-19”, que explana, em linguagem acessível aos leitores, acerca do que é o vírus Sars-Cov-2 e suas formas de transmissão;  “Diabetes”, que explica o que é DM e sua relação com o vírus; “Tenho diabetes, e agora?”, o qual retrata, por meio de imagens e textos, as medidas de prevenção necessárias para o paciente diabético durante a pandemia; “Como posso me manter ativo?” e “Exercícios”, cujo expõem uma série de exercícios físicos metabólicos, aeróbicos, de fortalecimento da musculatura intrínseca dos pés (comumente enfraquecida no DM), proprioceptivos e de coordenação, e, por fim, “ Cuidados com os pés”, que enfatiza a importância da correta higiene, hidratação e exame dos pés, para a prevenção de lesões e melhor qualidade de vida do diabético. Todos os capítulos foram redigidos com linguagem acessível à população, em geral, e bastante ilustrados, para facilitar o entendimento acerca do conteúdo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que a construção desse material educativo auxilia na individualização do cuidado com o paciente diabético em meio à pandemia de COVID-19, além de impactar positivamente no empoderamento dessa população acerca da sua condição, de forma a contribuir para a prevenção de agravos do DM durante o período de restrição social.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19)
dc.titleCONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK SOBRE AUTOCUIDADO EM PACIENTES DIABÉTICOS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: relato de experiência
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3199


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples