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    • IX Semana de Antropologia e Arqueologia, III Seminário de Etnologia e Museus e V Semana de Oficinas em Arqueologia (2017)
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    IMAGEM, TOTEMISMO E CONSUMO NAS MÍDIAS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A HUMANIDADE DE PETS EM PERFIS DO INSTAGRAM

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    1074.pdf (409.8Kb)
    Data
    2017-11-09
    Autor
    Hertz Wendel de Camargo
    Mariana Munaretto Guzzo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    As mídias sociais constituem um espaço em que transitam estruturas narrativas, redundantes e de diferenciação social muito próximas (ou idênticas) aos mitos, rituais e totens na ancestralidade. Sendo assim, a partir dos pressupostos encontrados em estudos antropológicos da imagem e do consumo – relacionados ao sistema mágico-totêmico em torno da antropomorfização de animais de estimação na internet – propomos uma reflexão sobre as implicações entre imagem, consumo e a instrumentalização da mitologia na contemporaneidade a partir do estudo do perfil do Instagram “Cansei de Ser Gato”. Protagonista desta narrativa digital, o gato Chico tem cinco anos de idade e se autoproclama “ator, modelo, dançarino, escritor, blogueiro e youtuber”. Chico é o felino mais famoso da América Latina, é influenciador digital e possui mais de 295 mil seguidores. Logo, justificamos a seleção do corpus por ele representar, como outros personagens na mesma rede, não só um membro da família humana, mas também um agente de consumo, portador de identidade, desejos e comportamentos próprios. Através da etnografia digital e da análise do conteúdo da página, pretendemos ainda discutir como a totemização do animal se estende às mercadorias anunciadas por ele e quais são os efeitos de sentido expressos nos comentários dos seus seguidores. Verificou-se que o silenciamento da participação humana (o verdadeiro dono da conta e do animal) na construção diegética do perfil realiza a complementaridade entre natureza e cultura ao buscar eliminar as diferenças entre o humano e o não-humano, fazendo com que o público se identifique narcisicamente com o personagem e, assim, obtendo êxito comercial nas vendas de produtos para gatos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92634
    Collections
    • IX Semana de Antropologia e Arqueologia, III Seminário de Etnologia e Museus e V Semana de Oficinas em Arqueologia (2017) [19]

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