GESTÃO DO DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE: ESTUDO DE ESTRATÉGIAS NO CONTEXTO DA ECONOMIA CIRCULAR
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-01Autor
LEONARDO OLIVEIRA BONALDI
VIVIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nas últimas décadas, a dimensão da sustentabilidade incluiu questões sociais, tecnológicas e culturais para abordar o sistema integrado que constitui a sociedade contemporânea. Entretanto, a evolução do atual sistema sócio-tecnológico para níveis mais sustentáveis de operação demanda uma complexa ruptura das práticas cotidianas e depende da ampla participação de um inteiro sistema social. A abordagem estratégica do Design para a Sustentabilidade favorece a gestão ambiental responsável, o crescimento econômico e o progresso social, principalmente porque estimula a adoção de ciclos fechados de extração-produção-consumo-descarte. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar, selecionar e analisar casos considerados relevantes e estratégicos para se atingir soluções nesse contexto. De acordo com a literatura, os casos podem estar relacionados aos processos de reciclagem, reuso/reaproveitamento de materiais e aos novos modelos de negócios denominados sistemas produto+serviço. A metodologia englobou a revisão bibliográfica sobre o tema, estudos de caso de empresas e questionário. Os resultados identificaram ações e iniciativas sustentáveis, adotadas por organizações e empresas, alinhadas aos princípios da Economia Circular, subsidiando a construção de uma base de conhecimento, prevendo seu posterior compartilhamento.