SER OU NÃO SER SUSTENTÁVEL, EIS A QUESTÃO DAS INICIATIVAS DE INOVAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DAS ECONOMIAS DISTRIBUÍDAS
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Data
2021-12-01Autor
LEONARDO CASTILLO
CARLA PASA GÓMEZ
VIVIANE CAVALCANTE BISPO
VERÔNICA MACARIO DE OLIVEIRA
SUZANNE NÓBREGA CORREIA
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Iniciativas que rompem com os paradigmas tradicionais da relação produção-consumo vêm ganhando forma ao mesmo tempo em que emergem diferentes abordagens de design para a sustentabilidade tais como as economias distribuídas e as inovações sociais. Este artigo propõe um forma de análise das iniciativas de produtos e serviços a partir de um conjunto de ferramentas de design para a sustentabilidade (sustainable design orienting toolkit (SDO) (Tukker et al, 2017), design para a economia distribuída (Johansson, Kisch, Mirata, 2005) e, design para a inovação social (dos SANTOS et al, 2019). Foram analisadas 5 iniciativas localizadas no nordeste do Brasil à luz destas ferramentas. Foi interessante observar como as iniciativas, cada uma da sua forma, atenderam aos requisitos da inovação social, economia distribuída e design para a sustentabilidade. Ou seja, nas entrevistas com os sujeitos responsáveis pela criação/coordenação do projeto foi possível perceber que eles não estavam apenas preocupados em resolver problemas relacionados ao meio-ambiente, mas também como as pessoas envolvidas iriam ser impactadas social, econômica e politicamente.