Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJULIANA RAMOS FERNANDES
dc.contributor.authorJULIANA CORRÊA DA COSTA
dc.contributor.authorNATHÁLIA PASSOS DE MENEZES
dc.contributor.authorBEANY GUIMARÃES MONTEIRO
dc.creatorUFRJ
dc.date.accessioned2024-11-13T12:07:32Z
dc.date.available2024-11-13T12:07:32Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92539
dc.description.abstractNeste artigo será apresentado o projeto de extensão Pegada nas Escolas: uma ação trandisciplinar de educação não formal dirigida aos estudantes do sexto ao nono ano de escolas públicas do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo LabDIS (Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo do Pegada é desenvolver soluções para o dia a dia escolar, em torno de seis temas: alimentação, lixo, transporte, energia, consumo e água. A metodologia está organizada nas seguintes etapas: Deflagração do projeto na escola e definição do tema a ser abordado, Problematização, sobre o tema definido e contextualização de acordo com a realidade escolar, Cálculo da Pegada, que calcula o impacto do tema no contexto de estudo, Busca de Iniciativas Existentes, que realiza a pesquisa de soluções para o tema em outros contextos e as etapas finais de Desenvolvimento da solução para a escola, avaliação, ajuste, implementação e encerramento do projeto. Nesse artigo será abordada a implementação do Projeto, de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, e os principais resultados alcançados na edição de 2019/2021.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021)
dc.subjectDesign
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectEscolas.
dc.titlePEGADA NAS ESCOLAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4511


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples