Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNADJA MARIA MOURÃO
dc.contributor.authorROSILENE CONCEIÇÃO MACIEL
dc.contributor.authorANA CÉLIA CARNEIRO OLIVEIRA
dc.creatorUniversidade Estadual de Minhas Gerais
dc.creatorUniversidade Estadual de Minas Gerais
dc.date.accessioned2024-11-13T12:07:31Z
dc.date.available2024-11-13T12:07:31Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92531
dc.description.abstractEste trabalho aborda a temática do design para o comportamento sustentável, a partir da análise de marcas locais em comunidades, considerando os aspectos materiais visíveis que garantem os aspectos intangíveis, construídos no imaginário social. Pelo método qualitativo, realiza-se um levantamento de dados, precedido da revisão bibliográfica. Foram analisadas as marcas dos projetos sociais "Milagre Sertão", "Felipe-Buffet Quilombola" e "Águas Doce". Verificou-se que, nestes projetos, os o design atuou como mediador na consolidação de imagens identitárias, ao se apropriar dos elementos simbólicos e identificadores das comunidades locais, garantindo uma comunicação e um reconhecimento de seus valores materiais e imateriais. É um valor que deve ser agregado às marcas tendo em vista o posicionamento e a imagem construída e o seu território. Considera-se que a construção de identidades está intrinsecamente vinculada ao domínio da cultura e a sua comunicação com o mundo. Portanto, as práticas sustentáveis são valores reconhecíveis e imprescindíveis na comunicação de marcas locais, pelo valor inestimável na sociedade contemporânea.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021)
dc.subjectDesign
dc.subjectComunicação
dc.subjectIdentidade Cultural
dc.subjectConsumo
dc.subjectTerritório.
dc.titleIDENTIDADE CULTURAL, DESIGN E CONSUMO: MARCAS LOCAIS E SUSTENTABILIDADE
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4503


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples