Mostrar registro simples

dc.contributor.authorANA LUÍSA TREVISAN DOS SANTOS
dc.contributor.authorCAROLINA CARRIJO COSTA
dc.contributor.authorCAROLINA FERNANDES VAZ
dc.contributor.authorVIVIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES
dc.contributor.authorSAMUEL BORGES BARBOSA
dc.creatorUFU
dc.date.accessioned2024-11-13T12:07:29Z
dc.date.available2024-11-13T12:07:29Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92522
dc.description.abstractNo contexto de mundo capitalista, globalizado e cada vez mais homogeneizado, a cultura se torna uma ferramenta de suma importância no reconhecimento e valorização das identidades territoriais. Nesse sentido, os profissionais de design e arquitetura possuem um papel fundamental na articulação de projetos que promovam a cultura e os valores locais, fugindo da lógica consumista de replicação. O objetivo do artigo é entender o papel de profissionais de arquitetura e design na valorização da cultura e identidade locais. De natureza qualitativa exploratória, a metodologia incluiu a revisão de literatura sobre os temas identidade cultural e artefatos, globalização e homogeneização cultural e design, identidade e território. A partir desses conceitos, foram analisados três estudos de caso que apresentam o papel do projetista agindo em comunidades para produção de artefatos. Conclui-se que o projetista de fato possui um papel muito importante ao lidar com produtos culturais. Em dois dos casos analisados, os profissionais promoveram a valorização da cultura, tradição e recursos locais, trabalhando em ações cujo benefício foi revertido à comunidade. No entanto, em um dos casos, percebeu-se que os artefatos produzidos não carregavam a identidade local da forma esperada e a cultura acabou sendo utilizada para reproduzir uma lógica consumista.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021)
dc.subjectDesign e identidade cultural
dc.subjectHomogeneização do consumo
dc.subjectValorização do território
dc.subjectProdução de artefatos
dc.titleDESIGN E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO PROFISSIONAL NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4493


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples