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    COMUNICAÇÃO PÚBLICA E DIPLOMACIA PÚBLICA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DA PÁGINA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES BRASILEIRO NO FACEBOOK

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    3082.pdf (607.8Kb)
    Data
    2020-07-28
    Autor
    Nayane Pantoja Cardoso
    Metadata
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    Resumo
    Este artigo tem por objetivo analisar a página oficial, presente no Facebook, do Ministério das Relações Exteriores brasileiro em uma perspectiva quantitativa e qualitativa. Com o intuito de averiguar se o ministério promove comunicação pública de Estado e diplomacia pública. Foram analisados 1562 posts, coletados pelo aplicativo Netvizz em 2017, da página oficial com base na proposta teórica de observar os de pontos convergentes/intersecções, entre três perspectivas teóricas: a comunicação pública, a diplomacia pública e a diplomacia pública 2.0. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica, dados quantitativos do volume de engajamento (soma dos números de reações, dos comentários e dos compartilhamentos) e da classificação dos posts nas 8 categorias qualitativas propostas – Ações de Diplomacia/Comunicação voltadas para Público Brasileiro; Ações de Diplomacia/Comunicação voltadas para Público Estrangeiro; Posicionamento, Custos/Orçamentos/Investimentos; Agenda; Políticas Públicas; Participação e Curiosidades/Post de preenchimento. Os dados foram processados no software SPSS. Verificou-se a predominância de postagens que buscavam aumentar o nível de informação do usuário sobre o ministério e de postagens que pretendiam estabelecer uma atmosfera de boa vontade e sociabilidade, entretanto, houve uma ocorrência ínfima de postagens que buscavam incentivar a participação do usuário/cidadão. Existe também um alto volume de engajamento em postagens que representavam o povo brasileiro como Estado Nação e de publicações que eram direcionadas a sociedade brasileira. Os resultados mostram que apesar do ministério afirmar promover perspectivas dadiplomacia pública, e por conseguinte, da comunicação pública de Estado raramente posta conteúdo relacionado. E os o engajamento na página mostra que os usuários interagem mais quando há conteúdo da sociedade civil. Apesar de existir intersecções entre as teorias, não há muitas pesquisas na área de comunicação que relacione esses questionamentosteóricos com pesquisas empíricas, sendo voltada muito para a área de Relações Internacionais. Assim, é benéfica a relação interdisciplinar com a comunicação política.Palavras-Chaves: comunicação pública; diplomacia pública; diplomacia pública 2.0; facebook; ministério das relações exteriores.DOI: 10.5380/SDCP1.2020.gt1_art08
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92472
    Collections
    • I Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2020) [51]

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