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    AVALIAÇÃO DA DEMOCRACIA E VALORES SOCIAIS ENTRE JOVENS: O CASO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

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    3078.pdf (386.9Kb)
    Data
    2020-07-28
    Autor
    Deivison Henrique de Freitas Santos
    Metadata
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    Resumo
    Este artigo analisa qual é a opinião dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná, em 2018, sobre a situação da democracia no país, assim como o posicionamento do referido alunato sobre temas que geram controvérsias no debate público nacional, a saber, a descriminalização do aborto, a adoção de crianças por homossexuais e a proibição do comércio de armas de fogo e munição no país. Busca-se responder as seguintes indagações: (1) De que maneira os novos estudantes da UFPR avaliam a atual situação da democracia no Brasil? (2) Como os novos discentes se posicionam diante temas controversos? (3) Em que medida as posições assumidas pelos discentes se associam com variáveis individuais? Para o desenvolvimento da investigação, foi realizado um survey com uma parcela do novo alunato. No total, foram aplicados 474 questionários em estudantes de todos os cursos oferecidos pelas áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas da Universidade. O trabalho conta com o auxílio do software SPSS, utilizado para a promoção de estatísticas descritivas e de associação bivariada. Os resultados parciais indicam uma postura mais negativa entre os discentes analisados no que se refere à avaliação do regime democrático brasileiro. Sobre os temas controversos, o alunato se mostrou majoritariamente favorável às propostas. As análises estatísticas demonstram a existência de associações entre sexo e ideologia com as variáveis sobre democracia e valores sociais. Argumenta-se que estudos que privilegiam o comportamento da população jovem podem oferecer relevantes indícios sobre o futuro da democracia e das condições de vida de diferentes setores da sociedade.Palavras-Chave: Cultura Política; Democracia; Valores Sociais; Estudantes; Survey.DOI: 10.5380/SDCP1.2020.gt1_art04
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92468
    Collections
    • I Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2020) [51]

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