Show simple item record

dc.contributor.authorAfonso Ferreira Verner
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T11:51:29Z
dc.date.available2024-11-13T11:51:29Z
dc.date.issued2021-12-18
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92436
dc.description.abstractA pesquisa mapeia o uso de ferramentas de campanha on-line nas 26 capitais brasileiras em 2020. A partir de um levantamento da presença ou ausência dos(as) prefeituráveis em plataformas on-line (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Tiktok e sites), o estudo discute a atuação dos candidatos(as) no ambiente virtual. A pergunta que guia o estudo é: como se dá a distribuição dos candidatos a prefeito(a) nas capitais brasileiras no uso de ferramentas on-line? Os prefeituráveis são divididos em quatro grupos: candidato(a) a sucessor(a), candidato com mandato, sem mandato e incumbente - além dos eleitos(as). A análise leva em conta variáveis o tipo de candidato(a) e a região do país. A partir dos dados coletados, os(as) prefeituráveis são classificados entre aqueles(as) com baixa presença on-line, média presença ou alta presença no ambiente digital. A pesquisa é baseada em um banco com dados com informações coletadas durante o período de campanha. A hipótese é de que prefeituráveis com mandato ou incumbentes são aqueles com maior presença on-line. Os resultados confirmam, em parte, a hipótese inicial. Os resultados possibilitam discussões a partir de outras variáveis, como partido e também cidade e região. O artigo oferece um panorama do uso de mecanismos on-line em nível nacional e aponta para uma importância crescente na presença dos prefeituráveis no ambiente virtual. A limitação do trabalho está no fato dos dados tratarem apenas da presença ou ausência nas plataformas e não nos conteúdos.Palavras-chave: campanha on-line; redes sociais; eleição municipal; redes sociais on-line.  DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-22
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021)
dc.titleMeu candidato está online? Uma análise do uso de ferramentas de campanha digital nas capitais brasileiras em 2020
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4573


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record