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dc.contributor.authorMateus C. M. de Albuquerque
dc.contributor.authorPaula de Oliveira Portela
dc.contributor.authorPedro Henrique C. A. Beff
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T11:51:27Z
dc.date.available2024-11-13T11:51:27Z
dc.date.issued2021-12-18
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92423
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a relação entre as trajetórias educacionais dos ocupantes do Conselho Monetário Nacional (CMN) entre o ano de 1995 e o ano de 2018 e a existência de conflito público entre estes, sob o prisma do Modelo de Coalizões de Defesa. Nossa hipótese de pesquisa é identificar a vinculação entre a concordância ou não com a ortodoxia monetária - fazendo uso do entendimento de Mollo (2004) de que essa se define pela adoção da neutralidade da moeda como pressuposto - e os conflitos públicos entre os Conselheiros, sendo o background educacional um rastro empírico importante na busca por vinculação ideacional. Utilizamos o método prosopográfico para identificar padrões de formação acadêmica, agrupamos os ocupantes do CMN por “trincas” de períodos de mandato, e realizamos a análise descritiva a partir do Modelo de Coalizões de Defesa para identificar a existência de resultados que possam sugerir a existência de coalizões em momentos conflituosos. Identificamos uma limitação no trabalho, por considerar a trajetória educacional como única variável para analisar a vinculação ideacional. Isso apresenta problemas, tendo em vista que um determinado agente pode apresentar discordâncias com sua alma mater, além da dimensão diacrônica quando os indivíduos apresentarem mudanças de ideia ao longo de suas trajetórias. Entretanto, acreditamos que as informações aqui trazidas podem ser complementadas com futuros trabalhos que acresçam outras variáveis à análise do padrão ideacional. Palavras-Chave:  Modelo de Coalizões de Defesa, Conselho Monetário Nacional, Ortodoxia Monetária, Política Monetária , Prosopografia e Background Educacional.DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-47
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2021)
dc.titleCoalizões em conflito: As discordâncias públicas entre membros do CMN e sua formação educacional (1995-2018)
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4469


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