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    A UTILIZAÇÃO DO TIKTOK COMO UMA FERRAMENTA DE TRADUÇÃO DE CONTEÚDOS DA CIÊNCIA POLÍTICA

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    4943.pdf (267.3Kb)
    Data
    2022-11-30
    Autor
    Aline Bora Sieczko
    Metadata
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    Resumo
    A rede social digital TikTok ganhou espaço no Brasil desde a pandemia de covid19 e possibilita que os indivíduos se expressem das mais diversas formas possíveis, uma delas é quando o assunto é o debate da Ciência Política. Esta ferramenta tem possibilitado a tradução de acontecimentos, conceitos e debates do campo da política para um público que não está dentro de espaços como a universidade, levando conteúdo de uma maneira de fácil entendimento e compreensão. Desta forma, este trabalho tentará entender se os vídeos do TikTok conseguem trazer a tradução dos conteúdos da Ciência Política para dentro de uma plataforma de vídeos que tem como característica ser dinâmica e para um público que não está dentro da seara do conhecimento acadêmico. Para isso, serão analisadas duas hashtags, a #LefTikTok que conta com 765.5 Milhões de visualizações e a #RightTikTok como 9.5 Milhões de visualizações, para assim poder trazer o que se é produzido pelos dois lados da construção do discurso. A metodologia utilizada será a coleta e análise dos vídeos a partir de uma raspagem de dados pelo tiktok-scraper, tendo o intuito de observar 100 publicações aleatórias de cada hashtag. As categorias a serem avaliadas são a identificação da publicação, tradução de conteúdo, formato (como dança, narração coberta por imagens, tutorial ou paródia) e se existe ou não um discurso ativista ou identitário. Os resultados alcançados foram que dentro das hashtags não foi possível identificar uma grande quantidade de ensino de Ciência Política, porém, em contrapartida discurso ativista foi bem presente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92413
    Collections
    • III Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2022) [28]

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