dc.description.abstract | Esta proposta de pesquisa tem por objetivo analisar o impacto das narrativas na Gestão do Conhecimento. Ao analisar a teoria da Gestão do Conhecimento, identifica-se que existem duas perspectivas de análise. A primeira parte dos conceitos de conhecimento tácito e explícito, e na conversão entre estes conhecimentos. O objetivo principal é apreender o conhecimento tácito e torna-lo explícito para uso das organizações. Para tanto, podem ser utilizadas Tecnologias da Informação e da Comunicação para disponibilização de tal conhecimento, sendo, portanto, esta perspectiva denominada tecnológica. A segunda vertente é recente, e parte da crítica àquela teoria, pois ignora elementos essenciais do ambiente organizacional: as pessoas, o ambiente e a ambiguidade existente nas decisões. Assim, esta nova vertente aponta o uso de narrativas, pois é a partir delas que o contexto organizacional, a aprendizagem organizacional e as relações sociais são estabelecidas. Portanto, o conhecimento tácito se torna explícito por meio das histórias que são contadas no meio organizacional. Apesar disso, não há um estudo que compare as duas perspectivas e que aponte se as narrativas impactam na gestão do conhecimento, sendo esta a tese que norteia o presente projeto. Como objeto de pesquisa, utilizaremos a Polícia Militar do Paraná devido à complexidade de sua atividade e por ser considerada organização de conhecimento intensivo. Para isto, será necessário empregar os métodos das duas perspectivas para posteriormente ser possível comparar o impacto de ambas. Para tanto, na primeira perspectiva será adotado o método CommonKADS da Engenheria do Conhecimento para estruturar uma inteligência artificial a fim de produzir informações para a tomada de decisão. Na segunda perspectiva, serão analisados como as narrativas são produzidas e utilizadas no contexto organizacional, e por meio da análise de narrativas produzir histórias que possam assessorar a tomada de decisão. Com estes dois procedimentos, será criado um ambiente virtual denominado Jogo de Batalhões a fim de adotar o método experimental. Serão formados três grupos, e todos responderão um questionário para identificar se não há diferença entre os grupos. O primeiro grupo somente receberá orientação do jogo. O segundo grupo será orientado sobre o jogo, e também sobre como utilizar os resultados da inteligência artificial. O último grupo será expostos às diversas narrativas que foram analisadas e coletadas. O objetivo principal é analisar o resultado do jogo, o conteúdo das conversas que o grupo realizou, seja por áudio, seja por bate-papo. Espera-se que ao final desta pesquisa seja possível comparar o impacto que as narrativas tiveram na gestão do conhecimento em relação à primeira perspectiva, sendo possível preencher o gap de pesquisa existente. | |