• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECONOMIA E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DO CONHECIMENTO

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    3103.pdf (229.4Kb)
    Data
    2020-09-02
    Autor
    Leandro do Nascimento de Souza
    Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Na sociedade contemporânea o conhecimento adquirido por indivíduos e organizações é tido como um componente essencial no processo de desenvolvimento social, e a aprendizagem, uma via para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico dos cidadãos. Neste contexto o bibliotecário, profissional da informação, tem papel determinante nas organizações e equipamentos culturais, atuando como mediador de um acervo informacional e o usuário. Este profissional também pode eventualmente atuar, como educador, no papel de supervisor de estágio, especificamente estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia. Na visão de inovação educacional para formação profissional pode-se apontar as metodologias ativas de aprendizagem como possíveis alternativas para o alcance dos objetivos do estágio supervisionado. Assim, esta pesquisa objetiva a proposição de um modelo para condução das atividades desempenhadas em estágios supervisionados em Biblioteconomia, que viabilize a gestão do conhecimento do processo, alinhado ao monitoramento da aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais no desempenho de atividades do estágio, fundamentado na metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos. Quanto a metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada, de acordo com os objetivos, como exploratória. Como técnicas de coleta de dados utilizará a pesquisa bibliográfica e documental, e entrevista destinada aos estudantes de Biblioteconomia que estagiaram na biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, cujo conteúdo será interpretado com base na técnica de análise de conteúdo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92289
    Collections
    • II Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV