dc.description.abstract | As dimensões históricas que constituem a sociedade informacional concebem ao fenômeno da informação, novos apontamentos para a criação/inovação do conhecimento. Esse contexto se funda em conjunturas políticas, econômicas, culturais e sociais, que têm a tecnologia como principal agente facilitador da produção, do uso e da disseminação da informação de modo a propiciar uma Gestão do Conhecimento com uso de inteligência competitiva nas organizações. Por sua vez, o movimento pós-humanista torna mais evidente o dinâmico cenário dos fluxos informacionais, exigindo maior habilidade científica dos profissionais da informação como Bibliotecários, Museólogos e Arquivistas, para criar, organizar, armazenar, preservar, descartar e compartilhar dados e informações. Esta pesquisa tem como objetivo estudar as implicações das tecnologias de Inteligência Artificial nas atividades arquivísticas, sob duas perspectivas; a primeiro com a construção de cenários prospectivos, que usa modelos qualitativos, tendo como base a percepção dos profissionais da área de arquivos e Ciência da Informação. A segunda por meio da construção de cenários preditivos, elaborados com base em dados estatísticos históricos. Usa como hipótese a afirmação de que: a atividade arquivística será fortemente modificada pelas tecnologias de IA nos próximos anos, os profissionais que não se prepararem para estes impactos irão perecer. Este é um estudo indutivo e dialético, com enfoque qualiquantitativo e de natureza bibliográfica. Utiliza os procedimentos comparativo e estatístico, onde estes criarão as bases para desenvolvimento dos cenários prospectivos em concomitância com o método Delphi e de impactos cruzados. Quanto aos resultados parciais, temos a publicação de artigo com a revisão sistemática da literatura sobre cenários prospectivos e o desenvolvimento de dois artigos: um com as discussões acerca do pós-humanismo e pós-humano e outro sobre a incidência de Arquivistas em Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. | |