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dc.contributor.authorAlejandro de Campos Pinheiro
dc.contributor.authorMaria Guiomar da Cunha Frota
dc.creatorUniversidade Federal de Minas Gerais,
dc.date.accessioned2024-11-12T19:25:51Z
dc.date.available2024-11-12T19:25:51Z
dc.date.issued2020-09-02
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92278
dc.description.abstractA sociedade da informação possui como insumo básico a informação, que pode estar alocada em suportes físicos, como livros, CD’s, DVD’s ou no ambiente online por meio de sites, redes sociais, e-books entre outros. O advento da internet e a sua popularização contribuiu para que a informação disseminasse com velocidade alcançando pessoas localizadas em distantes pontos geográficos. Assim, a democratização ao acesso a informação, a princípio, parecia ter contemplado a todos os indivíduos, porém isso não tornou uma realidade. Há grupos sociais, que por décadas eram considerados invisíveis e atualmente, amparados por uma legislação inclusiva estão se inserido dignamente na sociedade, esse público são as pessoas com deficiência. Por muito tempo, as pessoas com deficiência eram tratadas de acordo com os princípios do modelo médico da deficiência, onde a deficiência era sinônimo de doença. Posteriormente houve a mudança para modelo social da deficiência, no qual compreendeu-se que, a pessoa com deficiência poderia ser inserida em todos os ambientes. Leis, declarações e tratados foram elaborados para contribuírem com a inclusão social desse público, nos meios de transporte, trabalho, entretenimento, cultura e ensino. No Brasil, a participação crescente das pessoas com deficiência nos diversos ambientes e com destaque ao acesso ao ensino superior tem impactado nas formas de atendimento, produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas universitárias. As bibliotecas universitárias precisam auxiliar esses estudantes de forma a tornar acessível a informação desejada, independente do suporte que esteja armazenado. Nesse sentido, os recursos de Tecnologia Assistiva tornam-se alternativas para contribuírem com a acessibilidade informacional que se encontra registrada em livros, periódicos entre outros suportes documentais. A área da Tecnologia Assistiva está cada vez mais próxima do cotidiano da população e presentes em vários lugares como alternativas para difundir, fomentar e incluir cada vez mais a pessoa com deficiência nas diferentes formas de acessibilidade. Nessa perspectiva cabe a seguinte reflexão: quais as ações relacionadas a área de Tecnologia Assistiva, as bibliotecas universitárias federais brasileiras têm desenvolvido para satisfazer as necessidades de acessibilidade e informação das pessoas com deficiência? Logo, o presente trabalho tem como objetivo investigar, o que as bibliotecas universitárias têm oferecido como recursos de Tecnologia Assistiva para contribuir na acessibilidade informacional do usuário com deficiência. Para a realização desse estudo, que se encontra em andamento, propôs como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica e documental para analisar os sites e documentos publicados das bibliotecas de institutos e universidades federais e artigos de bases de dados e anais de eventos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que poderiam abordar estudos de casos sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias. Como resultados preliminares identificou-se que há poucas publicações de artigos sobre a temática nos eventos científicos e bases de dados. Nos sites analisados das bibliotecas dos institutos federais, apenas 4% mencionavam a existência de Tecnologia Assistiva. A falta de divulgação ou a inexistência desses recursos de Tecnologia Assistiva nas bibliotecas universitárias prejudicam a inclusão social e contribuem para a evasão do usuário com deficiência na universidade.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Seminário Nacional de Gestão da Informação e do Conhecimento (2020)
dc.subjectTecnologias assistivas
dc.subjectBibliotecas universitárias
dc.subjectPessoas com deficiência
dc.subjectAcessibilidade
dc.subjectInclusão socia
dc.titleTECNOLOGIA ASSISTIVA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA ABORDAGEM PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3014


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