Processos criativos na prática de ensino de professores de violoncelo : um estudo de caso com docentes no Paraná
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como tema os processos criativos de docentes que atuam com o ensino de violoncelo no estado do Paraná. O ensino desse instrumento no sul do Brasil tem sido frequentemente fundamentado em métodos estrangeiros, fator este que tem fomentado discussões na área da educação musical a respeito das práticas pedagógicas do instrumento que sejam adequadas ao contexto no qual estão inseridas. Ao mesmo tempo, estudos defendem que a prática criativa é importante para desenvolver uma metodologia de aula cativante, para manter os alunos motivados e para realizar adaptações conforme as suas necessidades para que a aprendizagem realmente ocorra e que seja proveitosa para todos. As questões que nortearam o presente estudo, portanto, foram assim redigidas: Professores de violoncelo utilizam recursos/estratégias criativas em suas práticas de ensino? Em seus processos de ensino, buscam complementar propostas metodológicas contidas nos métodos utilizados de forma criativa? O objetivo geral desta pesquisa é investigar processos de ensino criativos de professores de violoncelo, a partir de um estudo de caso realizado com professores atuantes no ensino superior no estado do Paraná. Os objetivos específicos constituem-se de: (a) realizar um levantamento de metodologias de violoncelo utilizadas pelos professores participantes com foco na análise dos elementos que promovem a criatividade; (b) verificar aspectos criativos na condução didática das aulas dos professores e relacioná-los aos estudos de criatividade. Por meio de um estudo de caso, foram coletados dados de dois professores de violoncelo atuantes no contexto do ensino superior, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas e observações de aulas. Com a presente pesquisa, pretende-se contribuir com os estudos a respeito da prática criativa no ensino instrumental e da criatividade docente na elaboração de aulas e materiais didáticos. Busca-se também fornecer conteúdos e reflexões sobre o ensino do violoncelo enriquecendo o acervo de ferramentas pedagógicas no ensino instrumental, considerando que há uma tendência no desenvolvimento das pedagogias de violoncelo para o envolvimento da criatividade com a prática e aprendizado do instrumento. Abstract: This research discusses about creative processes of professors who work with the teaching of cello at Paraná state. Cello teaching has often been based on foreign methods, such factor that has fostered discussions among music educators and researchers about instrumental teaching practices that are mostly appropriate to the context which they are inserted. Simultaneously, scholars argue that creative practice is a relevant key to develop an endearing classroom methodology in order to keep students motivated and interested in theirs tasks, enabling learning process to be meaningful and beneficial to every student. The questions that guided this study, therefore, were defined as: do cello professors use creative resources/strategies in their teaching practices? In their teaching processes, they seek to complement methodological proposals contained in the school books used? Our goal is to investigate creative teaching processes of cello professors based on a Case Study with professors whose work at state of Paraná, in higher education. Our specific goals are: (a) to conduct an evaluation of violoncello teaching methodologies used by the two participating professors with a focus on analyzing the elements which promote creativity; (b) verifying creative aspects in their didactic conduction and relating it to the creativity studies. By a case study, data were collected from two professors using semi-structured interviews and classroom observations. Our intention with this research is to contribute to studies on creative process in violoncello teaching and on how teachers can be creative on lessons’ preparation and didactic materials elaboration. It is also our intention to provide contents and reflections about violoncello teaching for the purpose to enrich the pedagogical tools’ collection in instrumental music teaching, considering that due to the violoncello pedagogies development creativity has been increasingly involved to instrumental teaching and learning practices.
Collections
- Dissertações [199]