Debate político sobre a idealização e construção da estrada de ferro Paranaguá-Curitiba (1870-1885)
Resumo
Resumo: O caminho de pensar o processo de construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, partindo de sua história, e verificando fatos ou informações que pudessem constar nos debates políticos e técnicos, apontando para o "caminho" da preservação ou ainda do reconhecimento da importância dos recursos naturais, na área do empreendimento, entre 1870 e 1885, data de sua inauguração, no final do século XIX, é desafiador. Assim, utilizando uma abordagem exploratória e descritiva por meio de pesquisa documental, bibliográfica e qualitativa, a presente pesquisa analisa de que forma as questões socioambientais aparecem nos debates políticos e técnicos no processo de idealização e construção da Estrada de Ferro Paranaguá- Curitiba. A ideia de "natureza" rompeu os muros da academia para inspirar o estabelecimento de comportamentos sociais, ações coletivas e políticas públicas em diferentes níveis de articulação, do local ao global. Mais ainda, ela penetrou significativamente nas estruturas educacionais, nos meios de comunicação de massa, no imaginário coletivo e nos diversos aspectos da arte e da cultura. A discussão sobre os recursos naturais e sua preservação, tornou-se ao mesmo tempo criadora e criatura do processo de globalização. Nesse contexto, o debate sobre as questões ambientais torna-se fundamental para preservarmos a vida no planeta, por isso, compreender a configuração dessa obra ferroviária, e sua articulação entre os fatores naturais, políticos e econômicos que definiram sua construção, no conjunto das relações entre sociedade e os recursos naturais. Como a ação do homem pode produzir um impacto relevante sobre o mundo natural, inclusive ao ponto de provocar sua degradação. De maneira geral, na medida em que as sociedades humanas se territorializaram – construindo seus ambientes a partir de interações com espaços concretos de um planeta que possui grande diversidade de formas geológicas e biológicas, emergiram incontáveis exemplos de práticas materiais e percepções culturais referidas ao mundo natural. A produção de um entendimento sobre esse mundo tornou-se um componente básico da própria existência social. Dessa forma, se pretende verificar o tratamento das questões ambientais no discurso dos políticos (seja no senado federal ou nas instâncias da Província) para justificar e construir a ferrovia que ligou o Primeiro Planalto e o litoral do Paraná. Abstract: The approach of thinking about the process of constructing the Paranaguá- Curitiba Railway, starting from its history and verifying facts or information that could be part of political and technical debates, pointing to the "path" of preservation or even recognizing the importance of nature in the area of the project between 1870 and 1885, the date of its inauguration at the end of the 19th century, is challenging. Thus, using an exploratory and descriptive approach through documentary, bibliographic, and qualitative research, this study analyzes how socio-environmental issues appear in political and technical debates during the idealization and construction of the Paranaguá-Curitiba Railway. The idea of "nature" broke out of academic boundaries to inspire the establishment of social behaviors, collective actions, and public policies at different levels of articulation, from local to global. Furthermore, it penetrated significantly into educational structures, mass media, collective imagination, and various aspects of art and culture. The discussion about nature and its preservation has become both a creator and a creature of the globalization process. In this context, the debate on environmental issues becomes fundamental for preserving life on the planet. Therefore, it is essential to understand the configuration of this railway project and its articulation between natural, political, and economic factors that defined its construction within the set of relationships between society and nature. Human action can significantly impact the natural world, even to the point of causing its degradation. Generally, as human societies territorialized—building their environments through interactions with concrete spaces on a planet with great geological and biological diversity—countless examples of material practices and cultural perceptions related to the natural world emerged. Producing an understanding of this world has become a basic component of social existence itself. Thus, this study intends to examine the treatment of environmental issues in the discourse of politicians (whether in the federal senate or the provincial instances) to justify and construct the railway that connected the First Plateau and the coast of Paraná.
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