• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento
    • V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES DIGITAIS DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO HÍBRIDO PÓS-COVID-19

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    4906.pdf (145.0Kb)
    Data
    2022-11-29
    Autor
    Nathalia Savione Machado
    Maria do Carmo Duarte Freitas
    Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A Pandemia Covid-19 obrigou as instituições a desenvolverem formas novas de ensino e aprendizagem em contexto digital de forma abrupta, uma vez que o trabalho docente em sua maioria era desenvolvido na modalidade presencial. Diante do exposto, busca-se resposta para o seguinte problema de pesquisa: Diante das implicações da pandemia nas instituições de ensino superior públicas, no contexto pós-pandêmico quais serão os desafios e oportunidades, em relação às competências docentes digitais necessárias ao futuro do ensino superior no ensino híbrido no Brasil? O objetivo geral é investigar se as competências docentes digitais desenvolvidas no período pandêmico favorecem a implementação do ensino híbrido no ensino superior pós-Covid-19. A proposta desta pesquisa é do tipo aplicada e baseada na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, descritiva e explicativa (CRESWEL, 2014). O lócus de pesquisa será uma instituição do ensino superior pública. Pretende-se utilizar a revisão sistemática na busca de embasamento e a coleta de dados utilizando protocolo de análise documental, questionário semiestruturado online e entrevista, interpretados segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com apoio do software Atlas Ti ou similar. Espera-se que a pesquisa amplie a compreensão sobre o perfil de competência docente digital dos docentes do ensino superior em uma IES pública, bem como sobre o contexto da formação e preparação docente para atuação no ensino remoto e híbrido, analisando os reflexos da pandemia na prática docente e identificando as CDD que serão requeridas para a educação superior pós-pandêmica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92258
    Collections
    • V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022) [9]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV