AS IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES DIGITAIS DO ENSINO SUPERIOR: O ENSINO HÍBRIDO PÓS-COVID-19
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Data
2022-11-29Autor
Nathalia Savione Machado
Maria do Carmo Duarte Freitas
Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco
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Mostrar registro completoResumo
A Pandemia Covid-19 obrigou as instituições a desenvolverem formas novas de ensino e aprendizagem em contexto digital de forma abrupta, uma vez que o trabalho docente em sua maioria era desenvolvido na modalidade presencial. Diante do exposto, busca-se resposta para o seguinte problema de pesquisa: Diante das implicações da pandemia nas instituições de ensino superior públicas, no contexto pós-pandêmico quais serão os desafios e oportunidades, em relação às competências docentes digitais necessárias ao futuro do ensino superior no ensino híbrido no Brasil? O objetivo geral é investigar se as competências docentes digitais desenvolvidas no período pandêmico favorecem a implementação do ensino híbrido no ensino superior pós-Covid-19. A proposta desta pesquisa é do tipo aplicada e baseada na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, descritiva e explicativa (CRESWEL, 2014). O lócus de pesquisa será uma instituição do ensino superior pública. Pretende-se utilizar a revisão sistemática na busca de embasamento e a coleta de dados utilizando protocolo de análise documental, questionário semiestruturado online e entrevista, interpretados segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com apoio do software Atlas Ti ou similar. Espera-se que a pesquisa amplie a compreensão sobre o perfil de competência docente digital dos docentes do ensino superior em uma IES pública, bem como sobre o contexto da formação e preparação docente para atuação no ensino remoto e híbrido, analisando os reflexos da pandemia na prática docente e identificando as CDD que serão requeridas para a educação superior pós-pandêmica.