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    “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”: AS PERCEPÇÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

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    4899.pdf (245.9Kb)
    Data
    2023-07-17
    Autor
    Alejandro de Campos Pinheiro
    Dalgiza Andrade Oliveira
    Metadata
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    Resumo
    O sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais possui os recursos de Tecnologia Assistiva destinados a auxiliar a mediação do acesso à informação para as pessoas com deficiências visuais. Contudo, segundo a literatura, ainda não foram realizados estudos sob a perspectiva das pessoas com deficiências visuais para identificar se esses recursos estão atendendo satisfatoriamente as suas necessidades informacionais. Dessa forma questiona-se: quais as percepções das pessoas com deficiências visuais em relação a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais para a acessibilidade informacional? Este estudo tem como objetivo identificar as percepções das pessoas com deficiências visuais em relação a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva disponibilizados pelo sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais para a acessibilidade informacional. Na fundamentação teórica foram abordados a relação bibliotecário e pessoa com deficiência, a acessibilidade, os recursos de Tecnologia Assistiva e os estudos de usuários. Como procedimentos metodológicos propõe-se a realização dos estudos de usuários utilizando a técnica do grupo focal com as pessoas com deficiências visuais para entender as suas percepções. Para os bibliotecários pretende-se aplicar um questionário para compreender a suas possíveis dificuldades quanto a gestão, ao uso dos recursos de Tecnologia Assistiva e o atendimento às pessoas com deficiências visuais. Como resultados parciais espera-se que as pessoas com deficiências visuais desconheçam toda a potencialidade dos recursos de Tecnologia Assistiva e que os bibliotecários precisam desenvolver novas competências para a realização do atendimento a esse público.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92255
    Collections
    • V Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2022) [9]

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