O espaço físico escolar nas escolas estaduais do núcleo Regional de Toledo
Resumo
Resumo : Este estudo está no âmbito de uma investigação que tem buscado analisar a inserção da educação ambiental nas escolas estaduais do Paraná. Na presente pesquisa, realizada em duas escolas do Núcleo Regional de Educação de Toledo, objetivou-se identificar as potencialidades e limitações impostas pelo espaço físico para as dimensões éticas e estéticas da educação ambiental. Os valores éticos e estéticos são compreendidos como fundamentais para estabelecer um vínculo afetivo com o meio ambiente, pois se fundamenta na descoberta da sensibilidade e na percepção da existência do outro. Essa perspectiva afeta nossa postura ética, o que reflete em nosso posicionamento crítico diante das problemáticas ambientais. Realizamos uma pesquisa in loco e, para produção de dados, nos pautamos em uma entrevista semiestruturada e na observação do espaço físico. Entre os aspectos emergentes analisados, destacam-se as experiências proporcionadas pelas áreas verdes e as limitações impostas para as dimensões éticas e estéticas da educação ambiental. Identificamos que, na instituição em que os alunos possuem maior possibilidade de contato com os ambientes verdes, ao vivenciar esses espaços naturais no cotidiano, os estudantes desenvolvem maior sensibilidade ecológica, percebendo-se como parte desse meio que os cerca, o que nutre um senso de responsabilidade ambiental e enriquece suas percepções individuais sobre o mundo. Como conclusões, percebemos o potencial desses ambientes verdes para as dimensões estéticas da educação ambiental e consideramos os espaços verdes como fundamentais para mudanças nas atitudes, comportamentos e valores. Abstract : This study is part of an investigation that has sought to analyze the insertion of environmental education in state schools in Paraná. In the present research, carried out in two schools of the Toledo Regional Education Center, the objective was to identify the potentialities and limitations imposed by the physical space for the ethical and aesthetic dimensions of environmental education. Ethical and aesthetic values are understood as fundamental to establishing an emotional bond with the environment, as they are based on the discovery of sensitivity and the perception of the existence of others. This perspective affects our ethical stance, which reflects in our critical stance towards environmental issues. We carried out on-site research and, to produce data, we relied on a semi-structured interview and observation of the physical space. Among the emerging aspects analyzed, the experiences provided by green areas and the limitations imposed on the ethical and aesthetic dimensions of environmental education stand out. We identified that, in the institution where students have greater possibility of contact with green environments, when experiencing these natural spaces in their daily lives, students develop greater ecological sensitivity, perceiving themselves as part of this environment that surrounds them, which nourishes a sense of environmental responsibility and enriches their individual perceptions about the world. As conclusions, we perceive the potential of these green environments for the aesthetic dimensions of environmental education and consider green spaces as fundamental for changes in attitudes, behaviors and values.
Collections
- Licenciatura [85]