Jogando e aprendendo : uma ferramenta para o estudo dos biomas brasileiros no ensino fundamental
Resumo
Resumo : O presente estudo relata os passos realizados durante a produção de um jogo de tabuleiro como material didático lúdico, para auxiliar nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Finais, especificamente nos conteúdos biomas brasileiros e zoologia de vertebrados associados. Para dar suporte à produção do jogo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, revisando-se brevemente o histórico do Ensino de Ciências no Brasil, os marcos e documentos oficiais que regulamentam esse ensino no país, bem como a análise da relevância da utilização de materiais lúdicos para o ensino. Os livros didáticos disponíveis online no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) foram consultados para avaliação dos conteúdos relacionados ao tema. A partir das informações obtidas, criou-se o jogo intitulado Amigos da Natureza: viagem pelos Biomas do Brasil, uma ferramenta para os professores que permitirá que os estudantes desenvolvam habilidades de imaginação, dedução, senso crítico e socialização, aliadas aos processos de ensino e aprendizagem envolvendo conteúdos e habilidades. Abstract : This study presents the steps taken during the production of a board game as a playful didactic material to support the teaching of science in Primary School - Final Years, specifically in the content of Brazilian biomes and related vertebrate zoology. To support the production of the game, qualitative research was carried out, briefly reviewing the history of science education in Brazil, the official documents that regulate this education in the country, as well as analyzing the relevance of using playful materials for teaching. The textbooks available online from the National Program of Textbooks and Educational Materials (PNLD) were consulted to evaluate the content related to the topic. Based on the information obtained, a game called Friends of Nature: Journey through the Biomes of Brazil, a tool for teachers that will allow students to develop skills of imagination, deduction, critical sense and socialization, allied to teaching and learning processes involving content and skills.
Collections
- Licenciatura [83]