O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E IMPACTO NOS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS QUINZE MELHORES UNIVERSIDADES FEDERAIS
Resumo
O presente estudo trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, voltado a identificar o grau de interdependência da Maturidade da Gestão do Conhecimento com os resultados acadêmicos produzidos a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Universidades Federais. A pesquisa será realizada nas quinze Universidades Federais melhor ranqueadas pelo Índice Geral de Cursos elabora pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A avaliação do estágio de maturidade da Gestão do Conhecimento das universidades pesquisadas será realizada mediante a utilização adaptada do Modelo de Gestão do Conhecimento para Administração Pública, desenvolvido por Batista. Serão apresentados indicadores desenvolvidos a partir dos dados relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão com a finalidade de avaliar a correlação entre a maturidade da Gestão do Conhecimento e os resultados acadêmicos das Universidades pesquisadas. Para a construção dos indicadores serão utilizadas as seguintes informações i) o índice de publicações da SciELO; ii) o conceito de Programas de Pós-Graduação da Capes; iii) o conceito Enade; e, iv) o nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento. Pretende-se comprovar a relevância da Maturidade da Gestão do Conhecimento para os resultados acadêmicos e de sensibilizar as organizações de ensino sobre a importância da Gestão do Conhecimento e como esta área pode ser utilizada para formar cidadãos melhor capacitados.