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dc.contributor.authorByanca Salerno
dc.date.accessioned2024-11-02T01:53:26Z
dc.date.available2024-11-02T01:53:26Z
dc.date.issued2018-06-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92153
dc.description.abstractO desenvolvimento das tecnologias da informação e seu uso na área da educação contextualiza o surgimento dos Cursos Online Abertos e Massivos caracterizados pela ausência de pré-requisitos para ingresso e quantidade ilimitada de estudantes. Um dos problemas enfrentados nesses cursos é a alta taxa de evasão dos estudantes devido à falta de engajamento. Além disso, há dificuldade para avaliar a aprendizagem e garantir que as competências esperadas com o curso sejam desenvolvidas. Esta pesquisa tem como objetivo formular diretrizes para o desenvolvimento de conteúdos em MOOCs com a utilização de rubricas de avaliação por competências. A metodologia empregada nesta pesquisa é de revisão sistemática a partir de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo sobre as práticas e estratégias educacionais utilizadas no ensino superior e nos Cursos Online Abertos e Massivos. Os resultados parciais mostram que a avaliação é capaz de motivar o engajamento dos estudantes e que grandes provedores de MOOCs como o Coursera e o edX têm investido em tecnologias automáticas para esse fim. No entanto, essas tecnologias não avaliam os estudantes a partir de competências. Portanto, elas não são suficientes para substituir a avaliação formativa baseada em competências que o professor é capaz de proporcionar por meio de rubricas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento (2018)
dc.subjectMOOCs
dc.subjectAvaliação por competências
dc.subjectRubricas
dc.titleAVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM CURSOS ONLINE ABERTOS E MASSIVOS (MOOCs) POR MEIO DE RUBRICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1135


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