• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Simpósios do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
    • II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2019)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Simpósios do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
    • II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2019)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NA SOCIEDADE E ESCOLAS – UMA ANÁLISE DO PROJETO ENGENHARIA ÁGUA & AÇÃO

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    2956.pdf (222.5Kb)
    Data
    2019-09-18
    Autor
    Arthur Rocha Ferreira
    Larissa Fernandes da Costa
    Larissa Maciel Ticianel
    Regina Tiemy Kishi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Uma das premissas da extensão é “levar a Universidade para além de seus muros”, interagindo com a sociedade e criando uma troca de saberes. Nessa linha, as atividades do Projeto Engenharia Água & Ação tem atendido demandas de escolas relacionadas com temas de recursos hídricos e meio ambiente, unindo a administração pública, estudantes de outros cursos de graduação e pós-graduação, alunos e professores das escolas. Pode-se distinguir três linhas de atuação: planejamento e organização de eventos de revitalização, desenvolvimento de atividades educacionais e tutoria de grupos de estudantes. O planejamento e organização de eventos visa unir grupos multidisciplinares, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e estudantes das Engenharias Civil, Ambiental e Florestal junto com professores de escolas, visando à recuperação de áreas degradadas e educação ambiental. Eventos passados tiveram mais de 50 voluntários. O desenvolvimento e criação de atividades têm objetivo de aumentar a percepção sobre os recursos hídricos e problemas ambientais (enchentes, poluição, mau cheiro, etc.) criados pela ação antrópica, conscientizando suas causas e ações para mitigação de seus impactos. Dentre as atividades criadas, destacam-se: um jogo de trunfo com o tema “Pegada hídrica”; “Recorte e cola” de papelão da microbacia da escola; Medindo a chuva (construção de pluviômetro caseiro e empréstimo de pluviômetros do Instituto das Águas Paraná); Dia do técnico-mirim de monitoramento da qualidade da água; Redescobrindo rios; e atividades interativas, que objetivaram mostrar a importância de manter o meio hídrico despoluído além de uma gincana envolvendo todos os temas trabalhados. A tutoria de grupos de estudantes é um projeto ainda em desenvolvimento, que visa preparar um grupo de estudantes para uma Feira de Ciências em sua escola, em Almirante Tamandaré. O grupo vai discutir sobre os temas de interesse dos alunos, perguntas que elas mesmo fizeram, dentre as quais: “Como é a rede de saneamento?”, “Como um rio fica poluído?”, “Por que ocorrem enchentes?” e “Como funciona uma Estação de Tratamento de Água?”. Para isso, integrantes do grupo auxiliarão as crianças e adolescentes com as dúvidas que surgirem e os auxiliarão a transformar suas ideias em maquetes e apresentações para a feira. 
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92138
    Collections
    • II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2019) [48]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV