O IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NA SOCIEDADE E ESCOLAS – UMA ANÁLISE DO PROJETO ENGENHARIA ÁGUA & AÇÃO
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Data
2019-09-18Autor
Arthur Rocha Ferreira
Larissa Fernandes da Costa
Larissa Maciel Ticianel
Regina Tiemy Kishi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Uma das premissas da extensão é “levar a Universidade para além de seus muros”, interagindo com a sociedade e criando uma troca de saberes. Nessa linha, as atividades do Projeto Engenharia Água & Ação tem atendido demandas de escolas relacionadas com temas de recursos hídricos e meio ambiente, unindo a administração pública, estudantes de outros cursos de graduação e pós-graduação, alunos e professores das escolas. Pode-se distinguir três linhas de atuação: planejamento e organização de eventos de revitalização, desenvolvimento de atividades educacionais e tutoria de grupos de estudantes. O planejamento e organização de eventos visa unir grupos multidisciplinares, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e estudantes das Engenharias Civil, Ambiental e Florestal junto com professores de escolas, visando à recuperação de áreas degradadas e educação ambiental. Eventos passados tiveram mais de 50 voluntários. O desenvolvimento e criação de atividades têm objetivo de aumentar a percepção sobre os recursos hídricos e problemas ambientais (enchentes, poluição, mau cheiro, etc.) criados pela ação antrópica, conscientizando suas causas e ações para mitigação de seus impactos. Dentre as atividades criadas, destacam-se: um jogo de trunfo com o tema “Pegada hídrica”; “Recorte e cola” de papelão da microbacia da escola; Medindo a chuva (construção de pluviômetro caseiro e empréstimo de pluviômetros do Instituto das Águas Paraná); Dia do técnico-mirim de monitoramento da qualidade da água; Redescobrindo rios; e atividades interativas, que objetivaram mostrar a importância de manter o meio hídrico despoluído além de uma gincana envolvendo todos os temas trabalhados. A tutoria de grupos de estudantes é um projeto ainda em desenvolvimento, que visa preparar um grupo de estudantes para uma Feira de Ciências em sua escola, em Almirante Tamandaré. O grupo vai discutir sobre os temas de interesse dos alunos, perguntas que elas mesmo fizeram, dentre as quais: “Como é a rede de saneamento?”, “Como um rio fica poluído?”, “Por que ocorrem enchentes?” e “Como funciona uma Estação de Tratamento de Água?”. Para isso, integrantes do grupo auxiliarão as crianças e adolescentes com as dúvidas que surgirem e os auxiliarão a transformar suas ideias em maquetes e apresentações para a feira.