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dc.contributor.authorThaís Rezende
dc.contributor.authorTobias Bleninger
dc.date.accessioned2024-11-02T01:23:50Z
dc.date.available2024-11-02T01:23:50Z
dc.date.issued2018-09-04
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92087
dc.description.abstractO comércio exterior da maioria dos países se baseiam na troca de produtos via marítima. O Brasil, com sua grande extensão costeira, segue essa característica, o que atenua a importância dos estudos, obras e planejamentos na região portuária, uma vez que os portos se apresentam como principais acessos das mercadorias. O porto de Paranaguá é um dos mais importantes na economia brasileira com grande movimentação de granéis sólidos, além de líquidos, e de carga geral. A partir da bibliografia embasada em publicações de autores nominados e de dados disponibilizados por pesquisadores da área de estudo, a mesma será caracterizada. Os métodos utilizados serão baseados em livros clássicos que abordam a hidrodinâmica costeira e de estuários, com aplicação da modelagem na região estudada, a partir do software Delft-3D. Com os dados específicos para a região, a hidrodinâmica local será simulada, na presença de algumas forçantes. As interferências das condições meteorológicas, especificamente de frentes frias, e da movimentação sedimentológica serão agregadas às condições de marés. Então serão avaliadas a influência no canal portuário e as consequências na manutenção da segurança e qualidade do acesso ao porto.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2018)
dc.titleINTERFERÊNCIA DAS FRENTES FRIAS E DO TRANSPORTE DE SEDIMENTOS NA HIDRODINÂMICA DO CANAL PORTUÁRIO DE PARANAGUÁ
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1297


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