• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Simpósios do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
    • I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2018)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Simpósios do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
    • I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2018)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    SISTEMAS DESCENTRALIZADOS DE TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO COM PÓS TRATAMENTO COM WETLAND CONSTRUÍDO E PLANTAS ORNAMENTAIS, VISANDO O REÚSO NÃO – POTÁVEL EM EMPREENDIMENTOS COM CERTIFICAÇÃO LEED.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    1291.pdf (447.8Kb)
    Data
    2018-09-01
    Autor
    Daniela Appel
    Selma Cubas
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, de modo que questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos têm sido foco de estudos. Diante disso, os sistemas descentralizados de tratamento de esgoto se apresentam como tecnologias sustentáveis para o tratamento de pequenas vazões, que objetivam o reúso para fins não potáveis em residências, pequenas comunidades e edifícios comerciais. Esses empreendimentos têm sido motivados pelas certificações ambientais, principalmente o LEED (Leadership in Energy and Environmental), a investirem na implantação de tecnologias sustentáveis, tais como Wetlands, para o reúso não potável das águas cinzas e negras. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de sistemas descentralizados de tratamento de esgoto doméstico com pós-tratamento com Wetland Construído e plantas ornamentais, visando o reúso não potável em empreendimentos com certificação LEED. Os empreendimentos estão localizados no município de Curitiba. O Sistema A está em funcionamento há quatro anos, em escritório de engenharia, possuindo 14 colaboradores. O Sistema B está implantado há dois anos em edifício comercial de alto padrão, com quatorze pavimentos, e certificação ambiental LEED – PLATINUM. A metodologia aplicada para realização desta pesquisa envolveu a caracterização dos sistemas de tratamento, por meio de visitas técnicas, consultas a fornecedores e coleta de dados da construção e operação dos sistemas. A hidrodinâmica foi avaliada pela técnica de estímulo resposta com traçador de NaCl e simulação com modelo de Fluidodinâmica Computacional (CFD). Para avaliação de desempenho dos sistemas quanto às características químicas, físicas e biológicas foram analisadas 160 amostras de efluentes, para os parâmetros de: COD, Coliformes, DBO, DQO, Série de nitrogênio, Ortosfato, Fósforo total, Série de sólidos, e Microscopia do lodo. A análise microscópica foi utilizada para a avaliação da organização estrutural das plantas utilizadas nos sistemas de Wetland. Tem-se como resultados preliminares a dificuldade em caracterizar os sistemas, visto a complexidade envolvida; a análise microscópica do lodo do reator aeróbio não evidenciou presença de filamentosas; as raízes das plantas apresentaram reserva de nutrientes e as folhas grande porcentagem de aerênquima. Conclui-se que os sistemas implantados carecem de monitoramento acerca da eficiência do tratamento no longo prazo. 
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92081
    Collections
    • I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2018) [50]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV