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    Produção do conhecimento sobre voleibol

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    R_G_PAOLA_GONCALVES_MACIEL.pdf (1.154Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Maciel, Paola Gonçalves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O voleibol passou a ser uma modalidade muito praticada nas décadas de 80 e 90, por conta da geração que conquistou a prata e ouro olímpicos, no naipe masculino. Esta modalidade é prevista pela Base Nacional Comum Curricular, como conteúdo obrigatório para as turmas de 3° a 5° e 8° e 9° anos. O objetivo deste estudo é investigar a produção acadêmica sobre voleibol. Para esta revisão sistemática da literatura, foram incluídos estudos produzidos entre os anos de 2013 a 2023, disponíveis nas bases de dados Redalyc, Scielo, Google acadêmico, Scopus, Minha biblioteca (UFPR), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Virtual da Saúde, além de uma busca manual nas listas de referências dos estudos selecionados. Os descritores utilizados foram: voleibol; educação física escolar; escola; esporte; educação física; instituição acadêmica; ensino primário e secundário; atividade física; prática esportiva utilizando-se os operadores booleanos AND e OR. Os descritores foram pesquisados em português e inglês. Os critérios de inclusão foram: artigos originais e de revisão, teses e dissertações, publicados entre os anos de 2013 a 2023, versão completa disponível em português e inglês. O processo de seleção dos estudos foi realizado em cinco passos: busca nas bases de dados; exclusão de artigos duplicados; leitura de títulos e resumos; leitura completa dos estudos selecionados; leitura das referências dos estudos selecionados. Os dados foram analisados de forma descritiva. Foram identificados 34.141 estudos nas bases de dados, excluindo 7.142 duplicatas e, posteriormente, eliminando 18.129 com base em títulos e resumos. Dos cinco artigos elegíveis, três eram originais e dois eram revisões sistemáticas, distribuídos em subáreas como biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A maioria dos artigos encontrados foram sobre o voleibol como prática extracurricular. Destaca-se a carência de estudos na abordagem pedagógica do ensino do voleibol. Conclui-se que, esta revisão sistemática proporcionou uma visão restrita da produção acadêmica sobre voleibol, revelando áreas de destaque e oportunidades para avanços futuros, especialmente no contexto pedagógico das aulas de Educação FísicaO voleibol passou a ser uma modalidade muito praticada nas décadas de 80 e 90, por conta da geração que conquistou a prata e ouro olímpicos, no naipe masculino. Esta modalidade é prevista pela Base Nacional Comum Curricular, como conteúdo obrigatório para as turmas de 3° a 5° e 8° e 9° anos. O objetivo deste estudo é investigar a produção acadêmica sobre voleibol. Para esta revisão sistemática da literatura, foram incluídos estudos produzidos entre os anos de 2013 a 2023, disponíveis nas bases de dados Redalyc, Scielo, Google acadêmico, Scopus, Minha biblioteca (UFPR), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Virtual da Saúde, além de uma busca manual nas listas de referências dos estudos selecionados. Os descritores utilizados foram: voleibol; educação física escolar; escola; esporte; educação física; instituição acadêmica; ensino primário e secundário; atividade física; prática esportiva utilizando-se os operadores booleanos AND e OR. Os descritores foram pesquisados em português e inglês. Os critérios de inclusão foram: artigos originais e de revisão, teses e dissertações, publicados entre os anos de 2013 a 2023, versão completa disponível em português e inglês. O processo de seleção dos estudos foi realizado em cinco passos: busca nas bases de dados; exclusão de artigos duplicados; leitura de títulos e resumos; leitura completa dos estudos selecionados; leitura das referências dos estudos selecionados. Os dados foram analisados de forma descritiva. Foram identificados 34.141 estudos nas bases de dados, excluindo 7.142 duplicatas e, posteriormente, eliminando 18.129 com base em títulos e resumos. Dos cinco artigos elegíveis, três eram originais e dois eram revisões sistemáticas, distribuídos em subáreas como biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A maioria dos artigos encontrados foram sobre o voleibol como prática extracurricular. Destaca-se a carência de estudos na abordagem pedagógica do ensino do voleibol. Conclui-se que, esta revisão sistemática proporcionou uma visão restrita da produção acadêmica sobre voleibol, revelando áreas de destaque e oportunidades para avanços futuros, especialmente no contexto pedagógico das aulas de Educação Física
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91963
    Collections
    • Licenciatura [1097]

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