Percepções de pais de crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação sobre o comportamento e autonomia dos filhos no trânsito
Resumo
Resumo: Dentre os usuários do trânsito os pedestres são os mais vulneráveis, esta vulnerabilidade se intensifica ainda mais quando eles são crianças ou adolescentes. Mais da metade das mortes no trânsito são de pedestres e os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e jovens adultos. Por estarem em desenvolvimento, crianças e adolescentes ainda não têm todas as habilidades necessárias para utilizar o ambiente de trânsito com segurança. Pessoas com altas habilidades/superdotação apresentam desenvolvimento atípico, pode haver dissincronia entre o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor. As relações estabelecidas no meio familiar exercem influência no desenvolvimento infantil. A família tem papel fundamental na educação das crianças para o trânsito, mas os pais nem sempre têm o conhecimento necessário sobre os comportamentos seguros. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação podem ser incluídas de forma segura no trânsito. Para isso, foram realizados três estudos, um de revisão sistemática, que investigou características de crianças com altas habilidades/superdotação e outros dois com pais/responsáveis de crianças e adolescentes com e sem altas habilidades/superdotação, que buscaram entender as percepções desses pais/responsáveis sobre o comportamento e a autonomia dos filhos como pedestres no trânsito e verificar se as ações autorrelatadas pelos pais/responsáveis estão de acordo com as regras de segurança no trânsito. Participaram 139 pais/responsáveis de crianças/adolescentes com altas habilidades/superdotação e 285 pais/responsáveis de crianças/adolescentes sem altas habilidades/superdotação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Os resultados obtidos no primeiro estudo apresentam características das crianças com altas habilidades/superdotação, relativas, em sua maioria aos aspectos da cognição e dos processos de identificação e avaliação das altas habilidades/superdotação. Também foi identificado que, em comparação com as crianças típicas, as crianças com superdotação apresentam diferenças no funcionamento neuropsicológico e as interações estabelecidas no meio familiar relacionaram-se com o comportamento adaptativo, rendimento escolar e autoconceito acadêmico. Em relação ao segundo estudo, os resultados obtidos sobre as percepções dos pais/responsáveis permitiram constatar que eles percebem que os filhos conseguem desempenhar ações que, na verdade, podem ainda não estar preparados para desempenhar. Os pais/responsáveis das crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação percebem mais habilidades necessárias ao pedestre sendo aprendidas em seus filhos e também que eles conhecem mais dispositivos de trânsito em relação aos pais/responsáveis das crianças e adolescentes sem altas habilidades/superdotação. Os resultados do terceiro estudo demonstram que, em geral, as ações respondidas pelos pais/responsáveis estão de acordo com as regras de segurança no trânsito e eles souberam indicar corretamente as condições seguras para o pedestre. São observadas diferenças entre aspectos das pessoas com altas habilidades/superdotação e típicas, tanto entre as crianças, como também entre as percepções de seus pais/responsáveis, neste caso, envolvendo o desempenho de uma atividade de vida diária. As diferenças nas percepções dos pais/responsáveis das crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação podem ter relações com aspectos da aprendizagem, as características das crianças com altas habilidades/superdotação são diferentes das crianças típicas na aprendizagem e funcionamento cognitivo. Palavras-chave: Trânsito. Pedestre. Desenvolvimento infantil. Altas habilidades/superdotação. Família. Abstract: Among traffic users, pedestrians are the most vulnerable, and this vulnerability is even more intense when they are children or adolescents. More than half of road traffic deaths are pedestrians, and road traffic accidents are the leading cause of death for children and young adults. Because they are in development, children and adolescents still do not have all the necessary skills to use the traffic environment safely. People with giftedness have atypical development, there may be dyssynchrony between cognitive, emotional and psychomotor development. The relationships established in the family environment influence child development. The family plays a fundamental role in educating children about traffic, but parents do not always have the necessary knowledge about safe behaviors. This research aims to understand how gifted children can be safely included in traffic. For this, three studies were carried out, one is a systematic review, which investigated the characteristics of gifted children and, other two studies, with parents/responsible adults of children and adolescents with and without giftedness, which sought to understand the perceptions of these parents/responsible adults about the behavior and the autonomy of children as pedestrians in traffic and to and verify if the actions self-reported by the parents/responsible adults are in accordance with the traffic safety rules.. The sample was composed of 139 parents/responsible adults of gifted children/adolescents and 285 parents/responsible adults of typical children/adolescents. Data collection was performed through a questionnaire. The results obtained in the first study show characteristics of gifted children, mostly related to features of cognition and the processes of identification and evaluation of giftedness. It was also identified that, compared to typical children, the gifted ones showed differences in neuropsychological functioning and the interactions established in the family environment were related to adaptive behavior, school performance and academic self-concept. Regarding the second study, the results obtained on the parents/responsible adults' perceptions allowed to verify that they perceive that their children are able to perform actions as pedestrians that, in fact, they may not yet be prepared to perform. Parents/responsible adults of gifted children and adolescents perceive more pedestrian skills being learned in their children and they also perceive that their children know more traffic devices compared to parents/responsible adults of typical children and adolescentes. The results of the third study demonstrate that, in general, the actions performed by the parentes in traffic are in accordance with the traffic safety rules and they knew how to correctly indicate the safe conditions for the pedestrian. Differences are observed between characteristics of gifted and typical children, as well as between the perceptions of their parents, in this case, involving the performance of an activity of daily living. Differences in parents/responsible adults perceptions of gifted children and adolescents may be related to aspects of learning, the characteristics of gifted children are different from typical children in learning and cognitive functioning. Keywords: Traffic. Pedestrian. Child development. Giftedness. Family.
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