A indústria fitness e os influenciadores digitais : um olhar sociológico em relação ao público consumidor
Resumo
Resumo : O estilo de vida fitness tem se popularizado cada vez mais por meio da internet, seguindo uma axiologia própria, a qual é transmitida ao grande público por meio de seus principais agentes: influenciadores digitais e atletas de fisiculturismo. Com o intuito de investigar essa influência, este trabalho será guiado pelo seguinte problema: os influenciadores digitais interferem no consumo de produtos da indústria fitness? O objetivo geral desta pesquisa é analisar se os influenciadores digitais interferem no consumo de produtos da indústria fitness. Os objetivos específicos são: a) compreender os aspectos que constituem a indústria fitness e sua relação com influenciadores digitais; b) discutir as possíveis relações da ampliação de influenciadores digitais ligados ao fisiculturismo com o desenvolvimento da indústria fitness e c) analisar se praticantes de exercício físico se sentem inspirados a consumir produtos fitness por intermédio desses influenciadores. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia foi dividida em duas partes: a priori, buscou-se realizar uma revisão bibliográfica exploratória acerca do campo fitness, a qual corresponde à seção 3 desta monografia "fitness, fisiculturismo e influenciadores fitness". A posteriori, a partir de um questionário survey, buscou-se levantar dados sobre o consumo da indústria fitness por meio de ambientes digitais, como as redes sociais. Ao todo, foram levantadas 315 respostas no período do dia 21/05/2023 ao dia 04/06/2023, as quais foram descritas e analisadas na seção 4 "Explorando a ‘influência dos influenciadores’ na indústria fitness: a análise dos dados sobre os consumidores". Por meio da revisão bibliográfica exploratória, encontrou-se que o número de academias de ginástica, de praticantes de exercícios físicos para fins de saúde e estética e de profissionais atuantes no meio fitness aumentou consideravelmente entre os séculos XX-XXI. Além disso, também foi percebido o modus operandi das empresas de produtos e serviços fitness, que encontraram nos influenciadores digitais importantes agentes para potencializar a comercialização de suas mercadorias. Através do survey, têm-se que os indivíduos da amostra responderam: 83,2% possuem entre 18 a 44 anos de idade; 75,2% praticam exercícios físicos há pelo menos 1 ano; 74,9% utilizam o Instagram como principal rede social; 89,2% costumam consumir conteúdos fitness por meio das redes sociais "frequentemente", "muito frequentemente" ou "ocasionalmente"; 41,9% se inspiraram em influenciadores fitness para iniciar seus treinos; 86,7% já consumiram produtos associados a indústria fitness; 44,8% se inspiraram em algum influenciador para consumir produtos ou serviços de determinadas marcas associados ao fitness. Além disso, quando questionados sobre qual influenciador (a) que costuma acompanhar, os mais citados foram Renato Cariani, com 50 menções (13,74%) e Paulo Muzy, com 46 (12,74%). Concluiu-se que tanto a indústria fitness quanto os influenciadores digitais colhem benefícios de suas relações, as quais impactam diretamente o consumo de produtos e serviços disponíveis neste mercado. Nesse sentido, os influenciadores também são capazes de orientar mudanças comportamentais em seu público consumidor
Collections
- Bacharelado [277]