A DEPRESSÃO COMO UM PROBLEMA ENTRE ACADÊMICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: Para o termo saúde mental se aplica diversas definições levando em consideração diferenças culturais e julgamento subjetivo, portanto aspectos individuais, como emoção, e coletivo, como sociais e ambientais, são levados em consideração. A depressão faz com que o indivíduo tenha sua saúde mental fragilizada, sendo essa doença considerada um problema para a saúde pública com estimativas de que a cada quatro pessoas, uma fará tratamento para quadros depressivos, e que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem dessa doença. Em acadêmicos o estresse trazido pelas interações sociais e experiências negativas com a vida adulta configura-se como fatores de risco para a depressão, o que pode interferir na produtividade da vida acadêmica dos alunos. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão descritiva de artigos sobre as terminologias de saúde mental e depressão relacionada com a produtividade acadêmica. Materiais e métodos: Esse estudo foi conduzido como descritivo e exploratório, com abordagem metodológica qualitativa. Procedeu-se o levantamento de artigos científicos completos, indexados na base de dados Scielo, sem restrição de datas, utilizando-se os descritores “depressão”, AND, “saúde mental”, AND, “estudantes”, OR “professores” e site da Secretaria de Saúde. Dois pesquisadores procederam à triagem dos trabalhos, incluindo aqueles estudos que tivessem como foco descrever, avaliar e relatar os fatores de risco da depressão e a saúde mental dos acadêmicos. Resultados: Foram revisados 44 artigos científicos, dos quais 6 foram selecionados com a finalidade de propor conceitos acerca dos principais termos proposto: depressão,saúde mental, acadêmicos. Foram excluídos artigos que não estivesse no formato de artigo original e completo, não tivessem como foco a saúde mental e depressão e não retratassem de acadêmicos. Os resultados encontrados na pesquisa não dizem respeito aos acadêmicos, como proposto. O resultado parte de um inquérito de revisão, sugere possíveis fatores que podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão. Apesar disso necessita de delineamentos mais profundos com acadêmicos para sua total compreensão. Conclusão: Acadêmicos que sofrem com episódios depressivos são extremamente vulneráveis, o que interfere diretamente no rendimento estudantil, sendo o mau desempenho associado com a depressão, provocando a falta de interesse, baixa motivação e ineficiência na estratégia de aprendizado. Portanto, concluir-se que a baixa produtividade dos acadêmicos pode estar relacionada com a depressão, visto que os mesmos passam por situações estressantes que se configuram como fator de risco para tal doença. Ressalta-se que há a necessidade de aprofundamento dos indicativos apresentados e exploração de outras variáveis pertinentes ao ambiente acadêmico.