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dc.contributor.authorTÂNIA VOLKMANN CARDOSO
dc.contributor.authorDERIVAN BRITO DA SILVA
dc.contributor.authorLÉIA HIDEMI NOGUTI
dc.creatorUniversidade Federal Do Paraná
dc.date.accessioned2024-10-28T18:43:31Z
dc.date.available2024-10-28T18:43:31Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90927
dc.description.abstractIntrodução: O presente relato de caso retrata as estratégias desenvolvidas no contexto da Atenção Básica à Saúde durante o Processo Terapêutico-Ocupacional de uma adolescente com dificuldades relacionadas ao controle da ansiedade e ao planejamento, em especial, na área ocupacional da educação. O Processo Terapêutico-Ocupacional fez parte das atividades da Área Profissional de Terapia Ocupacional do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família, no segundo semestre de 2019, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Piraquara. A ansiedade é uma reação natural e protetiva do organismo frente a situações de considerável nível de estresse, podendo tornar-se patológica e prejudicial. Entre as consequências da ansiedade estão os prejuízos nas ocupações cotidianas. No caso em questão, desejo de ingressar no ensino superior foi utilizado como fator motivacional para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao controle da ansiedade. Objetivos: Apresentar o processo Terapêutico-Ocupacional desenvolvido com uma adolescente com queixa relacionada à Saúde Mental, com foco em ocupações cotidianas, no contexto da Atenção Básica à Saúde, na lógica da interprofissionalidade e trabalho em equipe. Material e Métodos: O Processo Terapêutico-Ocupacional foi estruturado em acordo com a Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo 3ª ed da Associação Americana de Terapia Ocupacional, seguindo os princípios do Modelo da Ocupação Humana, da Interprofissionalidade e do Trabalho em Equipe. Foram realizados 08 atendimentos com duração média de 45 minutos, no período julho a outubro, na Unidade Básica de Saúde, em acordo com a dimensão clínico assistência do processo de trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Entre as estratégias desenvolvidas estão: ações de autocuidado, organização de rotina de estudos, estímulo à participação social e à prática de atividade física diária, implementação de rotinas regradas de descanso, sono e lazer. Resultados: Ao final dos atendimentos, notou-se uma diminuição significativa do quadro de ansiedade apresentado pela adolescente. Essa mostrou-se mais confiante e com a autoestima elevada. A adolescente conquistou a vaga e está cursando a graduação em Arquitetura e Urbanismo em uma universidade pública federal, contribuindo assim para uma nova concepção sobre suas ocupações e uma nova visão sobre a vida e seus propósitos. Considerações Finais: Conclui-se que a utilização do desejo da adolescente em ingressar na universidade possibilitou o seu engajamento no Processo Terapêutico-Ocupacional. Percebe-se que o terapeuta ocupacional contribui na atenção à pessoa com dificuldades em planejamento da vida e no controle da ansiedade. Os princípios da interprofissionalidade e Trabalho em Equipe contribuem para uma atenção integral ao usuário de serviço de saúde.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectTERAPEUTA OCUPACIONAL
dc.subjectUNIDADE BÁSICA À SAÚDE
dc.subjectANSIEDADE
dc.title“QUERO ENTRAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL” RELATO DE UM PROCESSO TERAPÊUTICO –OCUPACIONAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÙDE.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4394


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