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dc.contributor.authorJÚLIA FELDMANN UHRY
dc.contributor.authorGRAZIELLA ESMANHOTTO FACIN
dc.contributor.authorNATHÁLIA SILVA DO PRADO
dc.contributor.authorCINTIA MANZONI
dc.contributor.authorMARIA ÂNGELA TELLES MATTA AVANCI
dc.contributor.authorANA CAROLINA FARIAS VIEIRA
dc.creatorPREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAQUARA
dc.date.accessioned2024-10-28T18:43:24Z
dc.date.available2024-10-28T18:43:24Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90900
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: o Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia atual, causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Esse cenário tem exigido do sistema de saúde rápida resposta e reestruturação para atendimento, assim como tem gerado um ambiente de ansiedade, medo, incertezas e sobrecarga dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde. OBJETIVO: compartilhamento das estratégias adotadas para reduzir níveis de estresse e melhoria do trabalho em equipe em uma unidade de atenção primária em saúde, durante a vigência da pandemia COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: estudo descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. O cenário da experiência foi a Unidade de Saúde Carlos Jess, no município de Piraquara (PR), que ocorreu a partir de março de 2020, em que mudanças foram necessárias para adaptação às recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. RESULTADOS: a estratégia adotada compreende basicamente 3 elementos: 1) Valorização da equipe: tem-se buscado reconhecer e afirmar a importância de cada colaborador, através de desafios mensais (são entregues papéis com reflexões e desafios para realizar durante o mês – em que cada um pode fazer algo para contribuir para melhoria do ambiente de trabalho) e incentivo para relacionamento interpessoal (como por exemplo elaboração de mural com os aniversariantes do mês); 2) Comunicação e resolução de conflitos: devido impossibilidade em realizar reunião de equipe para evitar aglomerações, buscou-se estimular o uso da comunicação não-violenta e resolução direta de conflitos. Em reuniões realizadas por cada uma das 3 equipes da unidade de saúde, tem-se buscado dar especial atenção para esclarecimento de dúvidas, espaço para conversar sobre a pandemia, mudanças na estruturação dos atendimentos e trabalhar as fontes de ansiedade. Em conjunto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, tem-se buscado também identificar profissionais com maior nível de estresse, buscando uma atividade preventiva para auxiliar no enfrentamento deste momento; e 3) Proteção da equipe: para evitar contaminação no interior da unidade de saúde e dos colaboradores, estão sendo realizados treinamentos constantes sobre uso de equipamentos de proteção individuais (EPI) adequados a cada setor, placas no interior da unidade de saúde nos locais de maior circulação de colaboradores e áreas comuns (cozinha e banheiro) relembrando necessidade de higiene das mãos e cuidados para retirada correta dos EPI. CONSIDERAÇÕES FINAIS: em contexto de pandemia, tão importante quanto adequar o fluxo de atendimento da atenção primária, é o cuidado para evitar o adoecimento – seja físico ou mental – de quem cuida. Com medidas simples, tem-se buscado seguir as orientações para manter o ambiente adequado para o trabalho, bem como atenção a sinais de estresse, sobrecarga e mediação de conflitos, buscando manter a equipe unida para enfrentamento do momento atual.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectInfecções por Coronavírus
dc.subjectAtenção Primária à Saúde
dc.subjectGestão de Recursos da Equipe de Assistência à Saúde
dc.titleCUIDANDO DO CUIDADOR – COMO FORTALECER EQUIPE DURANTE PANDEMIA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4365


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