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    DIAGNÓSTICO DE SAÚDE EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

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    Data
    2020-07-31
    Autor
    RAQUEL JAPIASSÚ CARVALHO
    ANNA LUÍSA T. JUNQUEIRA DE CASTRO
    ANA CLÁUDIA SANTIAGO
    ISADORA HELENA CRAVEIRO SILVA
    VALÉRIA MARIA CARVALHO SIQUEIRA
    Metadata
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    Resumo
    Introdução: Os dados epidemiológicos fornecem informações sobre a saúde de uma população, revelando problemas que precisam ser enfrentados (CARRAPATO; CORREIA; GARCIA, 2017). Na saúde das crianças, esses dados permitem elaborar estratégias de promoção à saúde tendo como foco as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) (SIGULEM; DEVINCENZI; LESSA, 2000). Material e Métodos: A coleta de dados foi realizada na Escola Rural Municipal Dr. Luiz Gabriel Sampaio, localizado no bairro Vale Azul no município de Sarandi localizado no Paraná, Brasil. A comunidade é pouco assistida em termos de saúde, educação, transporte, emprego e renda. Os sujeitos foram 30 alunos, entre 2ª e 4ª séries. Foram coletados dados sobre peso, altura, circunferência da cintura e do quadril. Para a identificação do peso utilizou-se a balança digital Slimbasic-200 e para as outras medidas a fita métrica. Os resultados foram lançados em uma planilha do Excel para formulação de gráficos. Resultados: Diante da análise dos alunos, constatou-se que apenas 54% das crianças apresentam IMC dentro dos parâmetros normais, 6% estão abaixo do peso e 40% estão acima do peso. Além disso, ao verificar a Relação Cintura/Quadril (RCQ), analisando separadamente por sexo e idade, observou-se que o sexo masculino apresentava taxa de variação maior que o sexo feminino. Dentre esses valores alterados, foi possível observar que nas meninas entre 8 e 9 anos uma taxa fora do padrão da normalidade foi de 18%, já nos meninos com 10 anos essa taxa foi de 33%. Conclusão: Os dados antropométricos levantados nesta escola mostraram uma amplitude de resultados. Sabe-se que essas alterações no IMC e na RCQ apontam para um comportamento inadequado na saúde das crianças, refletindo posteriormente em fatores de risco para DCNTs. Desse modo, os profissionais ou estudantes da área da saúde podem trabalhar com atividades de educação em saúde para promover hábitos de alimentação saudável. Essa vivência permitiu aos acadêmicos de medicina compreender a importância dos indicadores de saúde, a influência dos determinantes sociais na saúde e as possibilidades de mudar esse quadro.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90778
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

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