• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL PARA ADULTOS E IDOSOS

    Thumbnail
    Data
    2020-07-31
    Autor
    LAUANY SILVA DE MEDEIROS
    JOSÉ BENEDITO DOS SANTOS NETO
    KAREN SILVA DE CASTRO
    HERBERTH RICK DOS SANTOS SILVA
    LAÍS ARAUJO TAVARES SILVA
    AMANDA OURÍQUES DE GOUVEIA
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Introdução: Em dezembro de 2019, a cidade de Wuhan-China, tornou-se o centro de um surto de pneumonia de origem desconhecida, tal causador conhecido, posteriormente, foi denominado Sar-Cov-19 e converteu-se em pandemia, nesse contexto de combate ao novo coronavírus, os governos priorizam a saúde física, o combate e a prevenção da doença, sendo mínimas e subestimadas as interferências a saúde mental, gerando o aparecimento ou agravo de doenças mentais. Diante disso, as tecnologias educativas em saúde facilitam o processo ensino-aprendizagem e auxiliam no compartilhamento de informações confiáveis, capazes de amenizar o efeito psicológico negativo da pandemia. Objetivo: Relatar a construção de tecnologias em saúde didáticas voltadas para adultos e idosos sobre os cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia, buscando fomentar ações de educação em saúde a distância. Material e Métodos: O estudo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, acerca da construção de tecnologias, na forma de cartilha digital e vídeos educativos, com orientações para manter a qualidade da saúde mental de adultos e idosos, no período de pandemia, tais instrumentos foram embasados em recomendações da Organização Mundial de Saúde e produzidos em 06 etapas: o diagnóstico situacional, a revisão bibliográfica, elaboração da proposta, a construção, avaliação e divulgação das tecnologias em saúde. Sendo que como resultado final obteve-se duas cartilhas 02 cartilhas digitais com 11 páginas, em formato de PNG e tamanho 33x19 cm e uma mídia, com tempo de 01 minuto e 23 segundos, divulgados nas redes sociais e aplicativo multiplataforma de mensagens. Resultados: A aplicação de tecnologias educacionais permite mudanças no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que racionaliza o setor educativo, por isso, este trabalho priorizou uma abordagem didática à distância, devido ao risco de contágio do novo coronavírus e buscou promover ferramentas de promoção da integralidade e equidade do cuidado, baseando-se nas mazelas da quarentena na vida da população adulta. Portanto, esse cuidado virtual considerou os impactos do isolamento no psicológico do homem e, através disso, expandiu técnicas de orientação holística para obter um atendimento em saúde baseado no princípio da universalidade. Entretanto, durante a construção das tecnologias foi possível perceber a escassez na literatura e tecnologias sobre o tema supracitado, assim como a existência de outras tecnologias sobre saúde mental à população. Conclusão: Destarte, cada vez mais as inovações tecnológicas são incorporadas no cotidiano das pessoas, sendo que na educação e saúde, elas devem caminhar juntas, pois permitem melhor divulgação de informações, porém, ao mesmo tempo que tais novas metodologias educacionais representam oportunidades de aprendizado, podem se tornar um obstáculo, quando mal utilizadas, como no caso das Fake News.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90650
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV