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dc.contributor.authorKAREN SILVA DE CASTRO
dc.contributor.authorLAUANY SILVA DE MEDEIROS
dc.contributor.authorMICHELE PINHEIRO FERREIRA
dc.contributor.authorNAYARA FERNANDA ALVES MOREIRA
dc.contributor.authorRENATA CAMPOS DE SOUSA BORGES
dc.contributor.authorAMANDA OURÍQUES DE GOUVEIA
dc.creatorUEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
dc.date.accessioned2024-10-28T18:42:25Z
dc.date.available2024-10-28T18:42:25Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90646
dc.description.abstractIntrodução: A adolescência consiste em um período de maturação do desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo, assim como, de instabilidade emocional e de intensificação das mudanças físicas e mentais, devido a puberdade. O jovem, a partir disso, pode começar a apresentar fragilidades psicológica, sendo um fator associado a saúde mental que em alguns casos quando não tratado acarreta em doenças mentais graves. Desse modo, tais sofrimentos geram desequilíbrios psicológicos, interferindo em decisões pessoais e na compreensão pelo adolescente as exigências da família, escolas e universidades, principalmente, sem o acompanhamento por uma escuta qualificada, possibilitando o diagnóstico efetivo de possíveis frustrações e transtornos mentais (CHAVES; et al., 2018). Objetivo: Relatar a vivência de educação em saúde referente a saúde mental com uma amostra de adolescentes matriculados em uma escola, da rede pública de ensino, no município de Tucuruí-PA. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, exploratório e descritivo, de caráter crítico-reflexivo, realizado, por meio, de uma situação-problema constatada devido uma visita a uma instituição educacional, onde evidenciou-se a necessidade de uma intervenção em saúde psicológica com o projeto “Uma prosa de saúde mental”. Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido com fundamentação teórica e prática no método da problematização, pelas 05 etapas do Arco de Maguerez: revisão bibliográfica, elaboração do pré-projeto, criação de dinâmicas lúdicas e divulgação, implementação de rodas de conversa e acompanhamento. Resultados: Em relação aos principais resultados desta experiência, salienta-se que participaram da ação 50 alunos do 06° ano do ensino fundamental e 24 alunos do 01° ano do ensino médio, totalizando 74 participantes do centro de educação, sendo no total 40 do sexo feminino e 34 do masculino, entre a faixa etária de 13 a 17 anos de idade. Diante disso, a atividade integrou metodologias ativas pautadas em palestras e grupos terapêuticos com linguagem adaptada a cada grupo de interesse, a fim de estimular as competências cognitivas e afetivas dos discentes. Portanto, conseguindo observar a relevância de uma educação permanente no âmbito escolar voltada a diminuir possíveis desportismos e prevenir o bem-estar psíquico do público infanto-juvenil. Conclusão: Em suma, notou-se a carência de apoio em saúde mental aos alunos considerando o déficit na rede de atenção psicossocial, devido a inexistência de apoio governamental na região, para criação de um núcleo de assistência psicológico específico ao jovem. Logo, através, da estratégia educativa foi possível detectar possíveis sofrimentos psicológicos e prestar o auxílio adequado com o apoio da coordenação pedagógica.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectEducação em saúde
dc.subjectSaúde mental
dc.subjectAdolescência;
dc.titleAÇÃO EM SAÚDE MENTAL COM O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL: CAMINHOS PARA ABORDAGEM DE TRANSTORNOS MENTAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4090


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