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dc.contributor.authorBEATRIZ NESPOLI DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorANGELA MARIA PATRÍCIO
dc.contributor.authorKARINA EMANUELLY SANT’ANA
dc.contributor.authorMARIA JOSÉ QUINA GALDINO
dc.creatorUENP
dc.date.accessioned2024-10-28T18:42:22Z
dc.date.available2024-10-28T18:42:22Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90630
dc.description.abstractIntrodução: Os estudantes da área da saúde são expostos à vários tipos de estressores durante sua vida acadêmica, pelas exigências e diversas atividades que estes devem cumprir, o que pode gerar sobrecarga no aluno, influenciar na sua saúde, sono e predispor à síndrome de burnout. Poucos estudos investigam os aspectos mentais, físicos e psicossociais relacionados à síndrome de burnout entre estudantes, o que é relevante para promover um ambiente de formação profissional saudável. Objetivo: Verificar a existência de associação entre síndrome de burnout e a satisfação com o sono em graduandos de enfermagem. Métodos: Estudo transversal com 301 graduandos de enfermagem de duas universidades públicas brasileiras. Os dados foram coletados em sala de aula por um questionário de caracterização e o Maslach Burnout Inventory – Student Survey. Os dados foram analisados no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Foram calculadas frequências absolutas e relativas. As associações foram verificadas pelo teste exato de Fisher, considerando as dimensões da síndrome de burnout (dicotomizadas em baixo x alto) como variável dependente e a satisfação acadêmica, como independente (dicotomizadas em não x sim). Considerou-se estatisticamente significativo p<0,050. Na condução desta pesquisa foram respeitados os aspectos éticos, incluindo aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme Parecer n.º 2.967.863. Resultados: A maioria dos estudantes pertencia ao sexo feminino (90,4%), era solteira (98,7%) e possuía até 20 anos (64,1%). A prevalência de síndrome de burnout foi de 21,6%, de alta exaustão emocional de 88,0%, de alta despersonalização de 50,5%, e de baixa eficácia acadêmica foi de 31,6%. Predominaram estudantes insatisfeitos com o sono (82,7%). Esses participantes insatisfeitos com o sono apresentaram maior exaustão emocional (p=0,095), despersonalização (p<0,001) e baixa eficácia acadêmica (p=0,245), bem como síndrome de burnout (p=0,012). Conclusão: A síndrome de burnout foi associada aos estudantes insatisfeitos com o sono.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectEsgotamento Profissional
dc.subjectSono
dc.subjectEstudantes de Enfermagem;
dc.titleSÍNDROME DE BURNOUT E SATISFAÇÃO COM O SONO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4072


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