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    BURNOUT E INTENÇÃO DE DEIXAR A PÓS-GRADUAÇÃO ENTRE DOCENTES DE LETRAS E LINGUÍSTICA

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    Data
    2020-07-31
    Autor
    KARINA EMANUELLY SANT’ANA
    ANGELA MARIA PATRÍCIO
    BEATRIZ NÉSPOLI DE OLIVEIRA
    BRUNA EDUARDA AZUMA
    MARIA JOSÉ QUINA GALDINO
    Metadata
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    Resumo
    Introdução: Os programas de pós-graduação stricto sensu objetivam capacitar para a docência e a pesquisa. Assim, os docentes desenvolvem em seu cotidiano inúmeras atividades e têm um trabalho intensificado, permeado pela pressão e sobrecarga. A docência é uma das profissões que exigem muito o esforço mental, físico e emocional, fatores que predispõe o desenvolvimento do burnout, uma psicopatologia decorrente da sobrecarga e dos estressores ocupacionais provenientes do ambiente de trabalho, que resulta no esgotamento emocional do trabalhador. Como consequência, a síndrome traz baixo desempenho das atividades laborais, nas relações interpessoais e no déficit na saúde. Objetivo: Verificar a existência de associação entre síndrome de burnout e a intenção de deixar a pós-graduação entre docentes da área de letras e linguística. Método: Estudo transversal realizado entre março e julho de 2019 com 585 docentes de universidades brasileiras, que responderam à um questionário de caracterização sociodemográfica e ao Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey que verifica o burnout. Os dados foram analisados no Statistical Package of Social Sciences, versão 20.0, por meio de estatísticas descritivas e as associações verificadas pelo teste exato de Fisher, considerando como estatisticamente significativo p<0,05. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme Parecer n.º 2.347.839. Resultados: A maioria dos docentes pertencia ao sexo feminino (63,3%), possuía relacionamento conjugal estável (67,7%) e filhos (62,7%). A prevalência de síndrome de burnout foi de 7,2%, de alta exaustão emocional de 48,2%, despersonalização, 13,8%, e baixa eficácia profissional, de 25,6%. Quanto a pensar em deixar as atividades da pós-graduação stricto sensu, foi referida por 59% dos participantes. Os docentes que indicaram intenção de deixar as atividades da pós-graduação stricto sensu apresentaram maior exaustão emocional (p<0,001), despersonalização (p<0,001) e baixa eficácia profissional (p<0,001). Conclusão: A intenção de deixar a pós-graduação stricto sensu esteve significativamente associada às dimensões da síndrome de burnout.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90628
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

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