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    GERENCIAMENTO DE CONFLITOS DO ENFERMEIRO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR

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    Data
    2020-07-31
    Autor
    ALEXANDRA LUNARDON SILVESTRE
    KAMILA KETLHEN KWIATKOWSKI
    LILLIAN DAISY GONÇALVES WOLFF
    FERNANDA CAPISTRANO
    DENILSEN DE CARVALHO GOMES
    MARCIA DANIELE SEIMA
    Metadata
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    Resumo
    Introdução: No setor de urgência e emergência, há uma maior possibilidade em geração de conflitos, pela dinâmica, demanda exacerbada e heterogeneidade do ambiente. Objetivo: analisar a atuação do enfermeiro diante dos conflitos gerenciais encontrados em seu processo de trabalho nos setores de urgência e emergência de um município da região metropolitana de Curitiba/PR. Metodologia: pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, sob o CAAE: 87054318.2.0000.5580. A pesquisa foi realizada com enfermeiros que trabalham no pronto-socorro de um hospital ou na Unidade de Pronto Atendimento ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, componentes da Rede de Atenção às Urgências da saúde pública de um município da região metropolitana de Curitiba. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, a qual foi gravada e posteriormente transcrita. Os resultados foram analisados de acordo com preceitos da análise temática hermenêutica-dialética, que consistiu nas etapas de 1) ordenação dos dados (mapeamento de todos os dados obtidos no trabalho de campo); 2) classificação dos dados (leitura exaustiva e repetida dos textos, no qual são estabelecidos questionamentos para a identificação dos tópicos mais relevantes); 3) análise final (momento em que se estabelecem articulações entre os dados e os referenciais teóricos, respondendo as questões da pesquisa). Resultados: foram entrevistados 17 enfermeiros, e emergiram duas categorias: conflitos do processo gerencial de trabalho e estratégias na resolução dos conflitos. As análises dos discursos apontaram falhas de comunicação e liderança da gestão no que concerne à temática de conflitos. Diante dos resultados obtidos, remeteu-se à compreensão que os enfermeiros se deparam com conflitos gerencias de aspectos estruturais, materiais (falta de manutenção preventiva de equipamentos), recursos humanos (emergindo o dimensionamento de pessoal e falta de recursos humanos o que gera sobrecarga de trabalho e dificuldades no relacionamento interpessoal) e modelo de gestão (falta de resolutividade dos conflitos existentes, falha nos processos de comunicação, morosidade dos processos). Independente do setor onde atuam, os conflitos são congruentes. Todavia, as estratégias empregadas na resolução desses conflitos foram generalistas (comunicação, liderança, planejamento da assistência de enfermagem. Considerações finais: evidenciou-se a importância da adoção de habilidades efetivas na resolutividade dos conflitos encontrados, otimizando a qualidade e a segurança da assistência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90618
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

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