• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    CONSTRUÇÃO DA REDE DE CUIDADOS DO CÂNCER DE BOCA NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA: DIAGNÓSTICO PRECOCE AO TRATAMENTO.

    Thumbnail
    Data
    2020-07-31
    Autor
    MARCONI MARQUES DA SILVA FREIRE
    FLÁVIA MARTÃO FLÓRIO
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Introdução: O tratamento oncológico na região de cabeça e pescoço, de modo geral, está associado à necessidade de recursos médico-hospitalares complexos e sofisticados, envolvendo muitas vezes mutilações com complicações estéticas e funcionais ao paciente, fortemente associados à fase em que o diagnóstico foi feito e o tratamento iniciado. E esta relação está diretamente associada com o sistema que organiza os fluxos de encaminhamento para a realização do diagnóstico. Objetivo: Apresentar as ações necessárias para implementar a rede de cuidado ao câncer de boca, no município de São Pedro da Aldeia - RJ. Material e Métodos: O público alvo da pesquisa foram os cirurgiões dentistas da rede pública municipal; coordenador de Saúde Bucal e a secretária de saúde, em uma amostra de 20 pessoas. A abordagem se deu por meio de conversa presencial mediada por questionário estruturado, composto por 08 questões, visando conhecer sua percepção sobre a rede de assistência à saúde bucal atual; as deficiências da rede bucal em relação à detecção, tratamento e recuperação do paciente com câncer; de que forma a fragmentação do cuidado pode impactar na saúde do paciente; e o que poderia ser feito para que esse atendimento fosse integra Resultados: Após análise dos dados obtidos, observou-se os seguintes nós críticos na rede de atenção: a) Dificuldade pelo cirurgião-dentista na identificação da lesão inicial do câncer de boca; b) Ausência de laboratório para realização do exame histopatológico; c) Demora no sistema municipal para agendamento com o cirurgião Buco-maxilo-facial para realização da biópsia e d) Dificuldade no acompanhamento do usuário durante o período em que se encontra no sistema de regulação. Conclusões: Foram propostas as seguintes ações com o objetivo de corrigir a fragmentação da rede de cuidado: 1- Capacitações anuais para detecção precoce do câncer de boca; 2- Maior agilidade na consulta com o cirurgião Buco-maxilo-facial para realização da biópsia (sem espera); 3- Parcerias com as universidades federais para realização do exame histopatológico; 4- Acompanhamento dos usuários acometidos pelo câncer de boca no sistema de regulação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90609
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV