MOSAICO DE PERCEPÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHO EM HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR DA 4ª REGIÃO DE SAÚDE DE IRATI/PR.
Data
2020-07-31Autor
PATRICIA PADILHA SOBUTKA
JULIANA TRINKAUS MENON
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução:
Na 4ª Região de Saúde, a assistência hospitalar é constituída por 05 hospitais, cada um apresenta grupos de trabalho em humanização implantados, mas notam-se fragilidades nas discussões sobre humanização, tendo como necessidade a educação continuada, na abordagem do atendimento humanizado, acolhimento, escuta qualificada, planejamentos de ações e vínculos internos entre profissionais. Para Varela, o desafio é a redefinição do conceito de humanização a partir de um "reencantamento" do SUS, para que os hospitais priorizem pelo atendimento resolutivo humanizado. A PNH tem como finalidade efetivar os princípios do SUS e incentivar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Para Waldow, promover a humanização requer da equipe conhecimento e trabalho pela busca da qualidade na prática do cuidado humanizado.
Objetivos:
Refletir a importância do papel dos profissionais frente à humanização hospitalar, através de ações voltadas à humanização do cuidado, as necessidades dos trabalhadores e a assistência de qualidade ao paciente e sua família.
Material e Métodos:
Foi evidenciado aos grupos, caminhos para uma nova forma de entender o cuidado humanizado, propondo capacitações, momentos de discussões e planejamentos de ações, bem como trocas de experiências entre equipes, contando com o apoio da 4ª Regional de Saúde, buscando com isso, atenção e segurança aos usuários, diminuindo anseios e valorizando o ser humano.
Resultados:
Ao vivenciar estes momentos de capacitações, cada um pode expor seu ponto de vista, evidenciando a importância do entendimento da equipe sobre a humanização e os benefícios que o atendimento humanizado trazem para a instituição. Os momentos de discussões e estudo fizeram com que os grupos atuantes nos hospitais, não se preocupassem somente com a doença, mas também com o ser humano num todo.
Considerações Finais.
Percebe-se que através da educação continuada sobre humanização, as equipes resgataram o vinculo e integração entre todos, e juntos com a gestão buscam traçar novos caminhos para uma melhor abordagem. Com a percepção sobre os grupos de humanização nos hospitais, é possível perceber que em situações críticas, onde usuários estão mais fragilizados, o trabalho humanizado faz toda a diferença, mas sabemos que antes de cuidar do paciente, a equipe precisa aprender a se cuidar, a se comunicar. Ao longo deste período foram realizadas inúmeras ações relacionadas à humanização, fortalecendo e “empoderando” cada vez mais estes grupos.