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dc.contributor.authorGISELE WEISSHEIMER
dc.contributor.authorVERÔNICA DE AZEVEDO MAZZA
dc.contributor.authorCARLA APARECIDA LOOS
dc.contributor.authorCIBELLY ALINY SIQUEIRA LIMA FREITAS
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-10-28T18:42:13Z
dc.date.available2024-10-28T18:42:13Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90578
dc.description.abstractIntrodução: Estudos vêm mostrando um aumento do número de casos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) mundialmente. O transtorno envolve déficit de comunicação, interação social e de comportamento infantil. Tais sintomas fazem com que a criança e família necessitem de cuidados e atenção diferenciada para atender as demandas do transtorno na vida diária. Os recursos informacionais auxiliam essas pessoas a lidar com as questões do cotidiano e no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento do TEA. Geralmente, este público utiliza além de recursos formais - como os profissionais e instituições de saúde – os recursos informais, os quais são importantes fontes de apoio. Assim, neste estudo levantou-se o seguinte questionamento: quais são os recursos informais utilizados pelas famílias de crianças com TEA para obtenção de informações? Objetivo: Identificar os recursos informais utilizados por famílias de crianças com TEA para obtenção de informações. Método: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no Paraná, Amapá e Ceará. Participaram 55 familiares por meio de entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 a 2019. Utilizou-se análise categorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: A idade média dos participantes foi de 37 anos, a maioria era do sexo feminino, casada, tinham de nove a onze anos de estudo, tinham vínculo empregatício e tratava-se de mães das crianças com TEA. As famílias utilizaram de forma predominante a internet, livros, Workshops, cursos e a televisão para obter as informações sobre a criança com TEA. Conclusão: Com a disponibilidade das tecnologias, as informações sobre saúde estão mais acessíveis à população em diferentes fontes. Isso gera uma nova demanda aos profissionais no sentido de integrar o acesso as informações no processo de cuidar em saúde, de modo que acessem informações confiáveis.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectTranstorno autístico
dc.subjectAcesso à informação
dc.subjectApoio social;
dc.titleRECURSOS INFORMACIONAIS UTILIZADOS POR FAMÍLIAS DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4017


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