ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL ALIADO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO COMBATE A COVID-19 EM CASCAVEL/PR
Data
2020-07-31Autor
RAFAELA ZULMIRA DE OLIVEIRA MORAES
CHRISTIANI BORTOLOTO LOPES
ISABELA CRISTINA MANNES
MARIA JOSÉ ALVES BOA SORTE RODRIGUES
MARIA NAZARÉ DE MATTOS MURILO
ROSANI ROSA BENDO
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Mostrar registro completoResumo
Introdução: Relatar experiência por profissionais de serviço social, residentes, preceptores e tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) do município de Cascavel/PR, iniciada no mês de março de 2020 com a adesão da gestão municipal ao isolamento social, mantendo somente os serviços essenciais em funcionamento e o processo de reorganização da Atenção Primária de Saúde – APS no enfrentamento à pandemia. Neste processo, ocorreu o afastamento de servidores pertencentes ao grupo de risco e reordenação dos serviços de saúde para atendimento específico aos casos de: Covid-19; dengue; doenças crônicas; gestantes e distribuição de medicamentos, notificações e a implantação de call center. O uso de recursos tecnológicos como aplicativos móveis e plataformas, tem permitido uma abordagem mais ágil dos profissionais de saúde às demandas sociais da população. As ferramentas à distância já fazem parte da rotina do setor no Brasil, o que ocorre no município de Cascavel, com população estimada de 328.454 habitantes, dividido em 3 Distritos Sanitários, com cobertura de 52,52 % da Estratégia Saúde da Família por unidades de saúde da família e 79,23 % da Atenção Básica por unidades básicas de saúde. Objetivos: Reorganizar o processo de trabalho do/a assistente social durante a pandemia; auxiliar usuários no acesso às demandas das mais diversas expressões da Questão Social. Material e métodos: Buscando efetivar o acesso à saúde e o enfrentamento ao agravo das vulnerabilidades psicossocioeconômicas devido a pandemia de coronavírus, 49 profissionais assistentes sociais (7 residentes, 7 preceptores e 1 tutora do PRMSF) que atuavam na APS, reorganizaram o processo de trabalho com a implantação de 3 Call Centers na Secretaria de Saúde Municipal, para teleatendimento/teleorientação da população. Resultados: As TICs auxiliam no atendimento e organização de dados na resolução das demandas. De 23 de março a 01 de junho de 2020 contabilizou-se mais de 10.000 registros de teleatendimentos para orientação e monitoramento de casos suspeitos de Covid-19, e 18.157 para agendamentos de consultas/atendimentos. Considerações finais: A conjuntura atual provoca a reflexão para além da pandemia, seu risco imediato requer ações pontuais de saúde e o enfrentamento da Questão Social agravada pela Covid-19. A práxis das áreas que compõe as equipes multiprofissionais de saúde associada ao uso de TICs, mostra-se positiva na reorganização do processo de trabalho. Neste cenário, o/a assistente social contribui com os demais trabalhadores de saúde na linha de frente no combate a pandemia, reorganizando o trabalho por teleatendimento/teleorientação em resposta eficaz ao cuidado continuado, atendendo aos princípios e diretrizes do sistema único de saúde e contribuindo para identificar as causalidades e os fatores que incidem na qualidade de vida da população, na organização do controle social.