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    PERSPECTIVAS DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA ACERCA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

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    Data
    2020-07-31
    Autor
    JOÃO PEDRO RODRIGUES SOARES
    MARIA ANTÔNIA RAMOS COSTA
    DANDARA NOVAKOWSKI SPIGOLON
    MARIANA PISSIOLI LOURENÇO
    NATÁLIA ORLEANS BEZERRA
    HANNA CAROLINA AGUIRE
    Metadata
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    Resumo
    Introdução: As atividades de promoção á saúde e prevenção de agravos se caracterizam como focos da atenção básica, e suas aplicações são atribuições comuns a todos os integrantes da equipe de saúde. Ao pensar na qualificação profissional, o Ministério da Saúde elaborou a Política Nacional de Educação Permanente que visa a efetivação de estratégias educativas transformadoras e focalizadas nas demandas vivenciadas, dessa forma, garantindo que os profissionais da atenção básica estejam preparados para atender as demandas populacionais e cumprir suas atribuições. Objetivo: analisar a perspectiva de enfermeiros da atenção básica acerca das ações de educação permanente voltadas a promoção da saúde e prevenção de doenças. Método: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa realizada em um município do noroeste do Paraná. Os dados foram obtidos através de entrevista gravada conduzida com o auxílio de um roteiro não estruturado, com questões sociodemográficas e duas norteadoras quanto aos participantes receberem e realizarem treinamentos, capacitações, educação permanente sobre ações de promoção a saúde e prevenção de agravos, com vistas a atingir o objetivo da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas com o auxílio do software IRaMuTeQ®, em que foi empregada a abordagem da nuvem de palavras, evidenciando aquelas que possuíam maior repetição nos discursos dos enfermeiros. A pesquisa seguiu todas as normas éticas aplicadas com seres humanos de acordo com o Conselho Nacional de Saúde aprovada sob parecer nº 3.091.456. Resultados: participaram 15 enfermeiros, dos quais 14 eram do sexo feminino. A idade média foi 34 anos e a escolaridade prevalente o ensino superior completo. As palavras que se destacaram foram “não” (n=28), “sempre” (n=23), “palestra” (n=22) e “reunião” (n=12). Os vocábulos “não” e “sempre” estão envolvidas em frases que relatavam a periodicidade ou a ausência de atividades de educação permanente na sua equipe, e até mesmo de iniciativas por parte dos gestores municipais. As palavras “reunião” e “palestra” expressam as metodologias empregada nas atividades de educação, evidenciando, principalmente por parte dos gestores, atividades tradicionais de educação, enquanto em suas equipes utilizam abordagens participativas. Conclusão: na perspectiva de enfermeiros da atenção básica a gestão municipal proporciona diversas capacitações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de agravos, entretanto, utiliza majoritariamente metodologias passivas e tradicionais. As equipes, em contraponto, realizam poucas ou nenhuma atividade devida as altas demandas da unidade e falta de tempo, porém, quando a fazem, utilizam de metodologias ativas e participativas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90555
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

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