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    AGENDA DINÂMICA, ORGANIZAÇÃO DA AGENDA DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DAS ESF DE GUARATUBA

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    Data
    2020-07-31
    Autor
    ALEYSE GRAMIGDA FERNANDES
    SIMONE WACHTER MULLER MONTORO
    Metadata
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    Resumo
    Introdução - A lógica da “agenda dinâmica” tenta reduzir o tempo de espera dos pacientes por consultas. A ideia principal é “fazer hoje o trabalho de hoje”, ou seja, oferecer consultas para os pacientes que demandam, no mesmo dia, evitando o adiamento de atendimentos, a lotação das agendas a logo prazo e a insatisfação dos pacientes. O resultado deste método é gradual, sendo o resultado melhor visualizado a longo prazo. O trabalho inicial tem por base a organização da equipe e das informações sobre o problema apresentado, estabelecimento de um objetivo, realização das mudanças necessárias para a posterior avaliação das alterações e melhorias acarretadas. Objetivos - Melhoria na qualidade de acolhimento e otimização do fluxo de atendimento das equipes ESF em Guaratuba dando atenção a demanda espontânea e a demanda programada, garantindo o melhor atendimento e satisfação por parte de profissionais de saúde e usuários. Material e Métodos - Contamos com 10 equipes de ESF no município e para a implantação desta nova agenda, passamos por 3 etapas iniciais: 1° etapa: Estimativa Rápida Participativa com definição de nós críticos. • Elaboração de um diagnostica situacional • Reunião com as equipes para planejar estratégias 2° etapa: Revisão da literatura 3° etapa: Elaboração da proposta de intervenção A partir da revisão da literatura e confrontamento dos achados com a realidade local, elaborou-se a proposta a ser executada na ESF. Resultados - Com a Agenda Dinâmica os usuários das ESF são acolhidos e atendidos ou no mesmo dia ou em 48 horas após este acolhimento pois tem as agendas disponíveis para a procura direta e todos os procedimentos necessários a seu acompanhamento, como exames, que são solicitados até 48 horas após este acolhimento. Conclusões -Vários problemas foram surgindo ao longo do período de trabalho, sendo o principal deles, a organização desta nova agenda pelos profissionais de saúde. Deve se ter em mente a divisão de acordo com os diferentes tipos de atendimento diário, assim, necessita-se manter a agenda programada para os grupos de pacientes que já realizam acompanhamento e que devem ter suas consultas garantidas para melhor adesão e controle de suas doenças. Além disso, deve-se manter espaço para os atendimentos à demanda espontânea, identificados durante o acolhimento e que necessitem da atenção no mesmo dia. Considerações finais- Conseguimos, através da implantação deste projeto, otimizar o atendimento à Atenção Primária de forma mais humana e eficaz trazendo a população para próximo de sua residência e criando vínculo resolutivo com a equipe de saúde em sua região. Após o início da implementação da agenda, já foram observados resultados importantes com pequena diminuição do tempo de espera por consulta médica, diminuição dos conflitos entre os usuários e os profissionais que realizam o acolhimento, diminuição dos pacientes que buscam a unidade diariamente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90538
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

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