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dc.contributor.authorANTÔNIA GABRIELA ARAGÃO DE OLIVEIRA MACÊDO
dc.contributor.authorFABIENE LIMA PARENTE
dc.contributor.authorCIBELLY ALINY SIQUEIRA LIMA FREITAS
dc.contributor.authorCAMILA MARTINS DE OLIVEIRA
dc.creatorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
dc.date.accessioned2024-10-28T18:42:05Z
dc.date.available2024-10-28T18:42:05Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90530
dc.description.abstractIntrodução: Os sistemas de informação podem ser definidos como um conjunto de componentes interrelacionados que coletam dados, com a finalidade de disponibilizar informação para análise, compreensão dos principais problemas de saúde da população, norteando para tomada de decisões. Este estudo pode contribuir com o aumento do conhecimento em gestão hospitalar, através da gama de funcionalidades geradas pelos dados produzidos utilizando indicadores no processo de gerenciamento hospitalar. Objetivo: Analisar como os indicadores contribuem para a melhoria do gerenciamento hospitalar. Material e Métodos: Estudo do tipo Revisão Sistemática de Literatura. Realizada através da busca nos periódicos científicos, disponíveis em três bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Onlinee (MEDLINE) Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 2010 a 2018. Resultados: A quantidade de textos completos encontrados por meio dos descritores: indicadores de gestão, indicadores de qualidade em assistência à saúde e administração hospitalar, disponível nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Resultou no total de 37 artigos, que se apresentavam na seguinte disposição: LILACS (26), MEDLINE (04) e BDENF (09). Define-se qualidade assistencial de saúde, como uma associação de boas práticas pautadas em teorias atualizadas, que visa à produção de serviços condizentes com as necessidades e particularidades dos pacientes. Verificou-se em alguns estudos, que erros no preenchimento ou a ausência de informações, são fatores que comprometem a integridade dos resultados e a veracidade da informação. Considerações Finais: Apesar das dificuldades delineadas, comprometerem o processo de provimento de informações dos dados e de certa forma, implicar na redução de maiores investimentos para a prevenção de danos. Evidencia-se que a utilização desse recurso pelos estabelecimentos de saúde tem apresentado resultados promissores, sendo importante para a tomada de decisão e o planejamento de estratégias para implementação de mudanças.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectIndicadores de gestão
dc.subjectIndicadores de qualidade em assistência à saúde e Administração hospitalar
dc.titleO USO DE INDICADORES NO PROCESSO DE GERENCIAMENTO HOSPITALAR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3969


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