• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    E DOCE, PODE OU NÃO? UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE PROMOÇÃO DE SAÚDE DA CRIANÇA

    Thumbnail
    Data
    2020-07-31
    Autor
    ISABELLE LINA DE LAIA ALMEIDA
    LARA AZEVEDO TEIXEIRA MANZO
    DANIELLE CAMPOS DE ALMEIDA
    BRUNO JOSÉ VIEIRA NETO
    MARCOS VINICIUS TEIXEIRA MARTINS
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Introdução A mudança dos hábitos alimentares, aliada ao crescente sedentarismo da população mundial, tem aumentado os índices de sobrepeso e obesidade, o que impacta diretamente no perfil epidemiológico global, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) relata haver cerca de 2,8 milhões de mortes anualmente em decorrência dessas doenças. Nesse contexto, os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tiveram a ideia de realizar uma ação de promoção de saúde em uma escola da cidade. Objetivos Identificar os hábitos alimentares dos alunos, bem como o conhecimento prévio deles acerca da temática. Promover atividades lúdicas que difundissem informações e esclarecer a respeito da importância de padrões saudáveis de alimentação associados aos benefícios provenientes da adoção desses. Material e método O trabalho, realizado em Uberlândia, na EMEI Professor Horlandi Violatti, teve como público 80 alunos de 4 a 5 anos e ocorreu em dois dias. O início partiu de uma conversa com os alunos, onde foi questionado o conceito de alimentação saudável e as práticas alimentares dos mesmos. Em seguida, eles desenharam o prato e a fruta preferidos, a partir disso houve uma discussão a respeito do que é comida saudável e a sua importância para a saúde. Ao final, foi entregue a cada criança um prato descartável e figurinhas de alimentos, de forma que elas puderam simular a montagem da refeição preconizada no Guia Alimentar de 2014, composta em 50% de vegetais crus e cozidos, 12,5% de proteína animal, 12,5% de proteína vegetal e 25% de carboidratos. No segundo dia, foram estabelecidas três estações de atividades em locais distintos. Na trilha da alimentação saudável, as crianças se movimentaram pelas casas ao responderem questões sobre práticas alimentares e os prejuízos ou benefícios vinculados a estas. A estação de produção da salada de fruta permitiu aos alunos terem contato com alimentos saudáveis e construírem uma boa opção de lanche. Já na estação do jogo de memória, as crianças puderam distinguir os alimentos saudáveis daqueles que não eram, reconhecendo quais estão presentes na própria alimentação e, em seguida, a partir de uma conversa com os universitários, aprenderam formas de modificar hábitos alimentares, inserindo alimentos benéficos ao organismo. Resultado Houve uma troca de informações sobre saúde entre os supervisores das atividades e os alunos, além do esclarecimento das dúvidas a respeito da qualidade nutricional dos alimentos e a identificação, pela própria criança, da sua realidade alimentar, o que gerou nelas um desejo de buscar um estilo de alimentação mais saudável. Conclusões Esses encontros mostraram como é importante investir na conscientização alimentar desde a infância, uma vez que nessa faixa etária ainda há mais abertura a mudanças no estilo de vida. Logo, ações como essa podem impactar significativamente no controle de doenças como a obesidade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90517
    Collections
    • II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR [570]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV