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dc.contributor.authorMARIA EDITE FELIX BARBOSA
dc.contributor.authorAMANDA PIRES ROCHA DIAS
dc.contributor.authorCAROLINE MUNIZ BARROS
dc.contributor.authorEMANUELA ROCHA PAIXÃO
dc.contributor.authorGILMÁRIO FERRAZ DE MIRANDA JÚNIOR
dc.contributor.authorKEILA CRESPO RECALDE
dc.creatorFaculdade Estácio, Juazeiro- BA.
dc.date.accessioned2024-10-28T18:41:58Z
dc.date.available2024-10-28T18:41:58Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90483
dc.description.abstractIntrodução: O Sistema Único de Saúde representa uma conquista social em virtude do seu potencial de abrangência e resolutividade, propondo promoção, proteção e recuperação da saúde. Entretanto, parte da população ainda não conhece adequadamente o SUS nem usufrui dele satisfatoriamente. Observa-se que, provavelmente, parte disso se deve à escassa divulgação sobre o sistema e sua abrangência, gerando contextos de baixa adesão. Assim, uma maior divulgação do que é o SUS e a exposição de sua trajetória irá fortalecer a construção coletiva e estimular uma maior mobilização da sociedade para adesão e ampliação desse direito social. Objetivo: Difundir ações de educação em saúde que informem à população sobre o serviço de saúde gratuito que está à sua disposição e o que é o SUS, através de conteúdo audiovisual. Material e Métodos: O trabalho se trata de um exploratório observacional e qualitativo, construído por meio de visitas dos estudantes de medicina à UBS do Alto da Maravilha, um bairro de Juazeiro – BA. Como estratégia, diante da pandemia do coronavírus, aplicou-se um questionário online, via ferramenta Google Forms, intitulado “Você conhece bem o SUS?”, que serviu de base para elaboração de dois roteiros e posteriormente de dois vídeos educativos e informativos, relacionando alguns aspectos do SUS, bem como a criação de uma página na plataforma digital Instagram, que pode ser acessada através do link www.instagram.com/conhecaosus, para maior divulgação das ações propostas pelos estudantes. Resultados e Discussão: A partir da pesquisa na literatura sobre o tema, entende-se como estratégia a educação por meio de mídias digitais, que em 2020 vem se evidenciando como principal ferramenta para acesso a informações e aprendizagem, constatando que a tecnologia é uma forte aliada para atingir a população. O questionário online alcançou 308 indivíduos de profissões, lugares, idades e classes sociais diversas. Percebeu-se, então, que muitos entrevistados não sabem sobre seus direitos e sobre os serviços do SUS, haja vista o percentual de desconhecimento de 63,6% acerca da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, além de 52,3% desconhecer a exclusividade da oferta de alguns serviços pelo sistema, como a doação de órgãos. Diante de alguns resultados, baseados nas principais respostas, foram roteirizados e elaborados dois vídeos educativos, informativos com assuntos relacionados ao SUS, incluindo o uso de linguagem de sinais, e foram publicados juntamente com alguns “posts” em plataformas virtuais. Considerações Finais: Há necessidade de educação em saúde para divulgação e aquisição de conhecimento referente ao SUS, o que auxiliará no aumento da taxa de adesão ao sistema, sendo o ambiente virtual um meio de relevância estratégica na democratização do conhecimento, tendo em vista seu potencial de alcance e engajamento, sobretudo, no contexto do distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR
dc.subjectSaúde Pública
dc.subjectSUS
dc.subjectPromoção à saúde;
dc.titleEDUCAÇÃO EM SAÚDE NO AMBIENTE VIRTUAL PARA POPULAÇÃO ADSCRITA COM BAIXA TAXA DE ADESÃO À ATENÇÃO PRIMÁRIA.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3922


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